Abaixo-assinado contra a eutanásia dos cães infectados com leishmaniose
Para: presidente da república federativa do brasil, ministério público, congresso nacional, supremo tribunal federal
A zoonose do DF está sacrificando animais, retirando-os das casas de seus donos após exame de leishmaniose positivo.
isto é um absurdo, não deixem que esta campanha se espalhe, não deixem levar seus animais, vamos acabar com esta campanha, a zoonose deve sim é acabar com o mosquito palha que é o vetor que infecta outros animais e não sair por aí sacrificando os animais infectados, além de tudo a leishmaniose é tratável e o cão pode viver muitos e muitos anos com a doença.
Se continuarmos assim, daqui apouco vamos começar a matar os infectados por AIDS.
leiam a matéria abaixo e assinem para podermos acabar com este absurdo.
Sobre a campanha no Lago Norte
Sobre o inquérito epidemiológico. A campanha que bate de porta em porta, dá orientações e coleta sangue:
Tenho a obrigação de permitir que colham o sangue do meu cão?
A Constituição, que está acima de qualquer outra legislação ou portaria, prevê que sua casa é inviolável. É sua escolha permitir ou não que os agentes entrem em sua casa e coletem sangue de seu cão. Sugerimos que os agentes de saúde sejam benvindos para dar orientações de como evitar o mosquito palha, e olhar em sua casa se há locais onde possam estar os mosquitos. Quanto à coleta de sangue, se permitir, exija que a agulha usada seja uma por animal, inutilizada após o uso—e ao receber o resultado, cuidado com a interpretação- ver abaixo.
Se o exame realizado pela Secretaria de saúde der positivo, quer dizer que meu cão tem mesmo Leishmaniose ?
O diagnóstico da Leishmaniose é altamente complexo e nenhum dos métodos é 100% seguro. Por isso a importância de se realizar ao menos uma contra-prova e do animal ser examinado por veterinário. Na sorologia utilizada pelo GDF, por exemplo, há problemas de cruzamento com outras doenças, notadamente, a erliquiose, ou doença do carrapato. Mas até verminoses comuns podem dar um "positivo"na sorologia RIFI. Assim, seu cão pode ter apenas doença do carrapato ou vermes comuns e testar positivo para Leishmaniose. E independente de reações com outras doenças, em 5-8% dos casos há falsos positivos nas sorologias. Centenas de cães estão sendo mortos no DF sem que tenham com certeza a Leishmaniose.
Um exame mais preciso é o PCR, que custa em torno de R$ 65,00. Outros exames mais precisos são a imunohistoquímica de tecido da orelha, a citologia aspirativa de linfonodo e medula óssea. Há uma variedade de exames e a depender do caso vai ser investigada a presença do DNA, do parasita, ou do anticorpo. Em geral se realiza uma combinação de exames para o diagnóstico. Seu veterinário poderá realizar contraprovas, enviando a amostra para laborátórios credenciados pelo Governo.
Desta forma, caso o resultado da primeira sorologia dê positivo, converse com seu veterinário, que deverá coletar o material e encaminhar para o laboratório para que uma avaliação seja realizada de posse de mais de um resultado e da clínica do animal.
Leia mais no site da ProAnima sobre os diversos métodos de diagnóstico.
Se meu cão testou positivo, os agentes de saúde podem entrar em minha casa e carregá-lo para matar?
Não. Novamente, a Constitutição Federal, que está acima de qualquer lei distrital ou portaria, prevê que sua casa é inviolável.
Ou seja, qualquer entrada não autorizada em sua casa requererá ordem judicial, após avaliação por um juiz. O STJ já deu ganho de causa à Ação Civil Pública no Mato Grosso do Sul prevendo que animais só podem ser mortos com o expresso consentimento do proprietário e após a realização de prova e contra-prova. Se algum agente de saúde o ameaçar, isso é abuso de poder. A decisão de sacrificar um animal é do proprietário e algo muito sério. São indicados os sacrifícios apenas quando o animal está sintomático e o tratamento não for possível.
Este abaixo assinado é para que se mudem os métodos para se exterminar a leishmaniose, o que tem que ser exterminado são os mosquitos palha e não os cães.
|
Já Assinaram
234
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.
|