Abaixo-assinado dos alunos de pós-graduação da COPPE pelo reajuste das bolsas de pesquisa

Para: Prof. Marco Antônio Raupp - Ministro da Ciência e Tecnologia e representante do governo brasileiro

Os Alunos do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da UFRJ juntam-se à campanha nacional da ANPG - Associação Nacional dos Pós-Graduandos e dirigem-se ao Profº Dr. Marco Antônio Raupp - Ministro da Ciência e Tecnologia e representante do governo brasileiro - por meio deste abaixo assinado, com o objetivo de reivindicar o reajuste dos valores das bolsas de mestrado em 39,34% e das de doutorado em 37,76%, como parte essencial de uma política de valorização da pesquisa e humanização das bolsas.

Os Alunos da COPPE sentem-se no direito de fazer esta reivindicação formal, visto a tamanha contribuição desta Instituição para o ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologia no Brasil. Não achamos justo que os nossos trabalhos e dos inúmeros outros Centros de Pesquisa Nacionais, que possuem reconhecimento e prestígio internacionais, não sejam valorizados à altura por nosso país.

A campanha de bolsas da ANPG visa o reajuste das bolsas de pós-graduação em valor e em quantidade, o que representa uma política pública necessária para o desenvolvimento econômico e social do país, para o aperfeiçoamento dos quadros em educação e ciência e à formação de novas gerações de pesquisadores brasileiros. Entre 2005 e 2010, o Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG, previu um aumento de 50% no valor das bolsas. Entretanto, na verdade o que os pesquisadores perceberam neste mesmo período foi significativa perda do poder de compra de seu benefício, ainda que tenha havido alguns pequenos reajustes ao longo desses cinco anos.

O fato, é que as bolsas de Mestrado e Doutorado não sofrem reajustes desde 2008. Apenas à título de informação, neste mesmo período, as passagens de ônibus no Rio de Janeiro tiveram aumento em torno de 25%. O valor da bolsa é incompatível com o custo de vida e não valoriza a classe de estudantes da qual serão formados profissionais de alto nível desta nação.

Em concordância com a ANPG, para caminhar no rumo das necessidades e dos direitos dos pós-graduandos, pautamos, portanto, cumprir a meta do PNPG: reajustando de imediato o valor das bolsas de mestrado e doutorado nos percentuais acima reivindicados (consoante previsto pelo PNPG, mais a inflação do período), como medidas necessárias à valorização da pesquisa e humanização das bolsas indispensáveis ao desenvolvimento soberano de um Brasil tecnologicamente avançado e socialmente justo.

Rio de Janeiro, 16 de março de 2012.

Alunos de Pós-graduação da COPPE