Abaixo-assinado Direção imprudente - Transporte público de Campinas
Para: Emdec - Empresa municipal de desenvolvimento de Campinas
Tendo em vista o recente caso da estudante Nathiara Borges, morta em 05/04/2012 ao cair no ônibus, vimos por meio deste abaixo-assinado pedir uma ação por parte da Emdec.
Entendemos que esta não seja uma instância isolada e que a direção agressiva e irresponsável dos motoristas de ônibus de Campinas seja, na realidade, um problema generalizado.
Diariamente, as/os cidadãs/cidadãos de Campinas que têm de utilizar a rede pública de transporte se vêem em risco devido a uma série de atitudes por parte dos motoristas:
1) alta velocidade (muitas vezes acima do limite de velocidade estabelecido por lei);
2) direção agressiva e imprudente, realizado ultrapassagens e curvas bruscas;
3) abertura da porta com o ônibus em movimento;
4) a entrada de mais passageiros do que o permitido, fazendo assim com que passageiros fiquem próximos demais às portas;
5) motoristas que falam ao celular enquanto dirigem, infringindo assim o código de trânsito nacional.
A situação é especialmente problemática para o grande número de idosos e crianças que utilizam a rede pública de transporte, mas, como visto no caso da estudante, a vida de absolutamente todas/os as/os cidadãs/cidadãos de Campinas é colocada em risco.
Pedimos, portanto, uma atitude, por parte da Emdec, no sentido de TREINAR, MONITORAR e PUNIR motoristas imprudentes.
É necessário que os motoristas se conscientizem de que a segurança e a vida de centenas de pessoas está em suas mãos diariamente. Isso só poderá acontecer através de uma mudança na CULTURA INSTITUCIONAL, de maneira que a direção agressiva não seja tolerada sob hipótese alguma.
Abaixo-assinamos os cidadãos de Campinas
---
Para mais informações sobre o caso da estudante morta em 05/04/2012:
http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2012/04/universitaria-morta-apos-cair-de-onibus-e-enterrada-em-campinas.html