Abaixo-assinado Campanha de prevenção à deficiência

Para: Conselho Estadual de Saúde de São Paulo, Moacyr Bertolino, Ministério Público do Estado de São Paulo, Promotor de Justiça Dr. Luiz Roberto Cicogna Faggioni, Secretário de Estado da Saúde de São Paulo Dr. Giovanni Guido Cerri, Dr. Rafael Bernardon Ribeiro, Ordem dos Advogados do Brasil, Câmara dos Vereadores de São Paulo, Assembleia Legislativa de São Paulo, Deputado Bruno Covas, Câmara dos Deputados, Senado Federal, Organizações das Nações Unidas, Tribunal de Justiça de São Paulo, Defensoria Pública do Estado de São Paulo, CONDEPE e Secretaria de Estado de Justiça de São Paulo.

Segundo os resultados preliminares do Censo IBGE 2010, 23,9% da população ou 45 milhões de brasileiros alegam ter alguma deficiência. Pessoas que não podem enxergar devido à doenças como a rubéola ou toxoplasmose, que perdem a fala e os movimentos por contraírem encefalite, ou que ficam paraplégicas devido a acidentes de trânsito, afora tantos outros casos. Nesse contexto, o dado mais importante é que 70% das deficiências poderiam ser evitadas, com mudanças estruturais básicas e educativas, envolvendo o aconselhamento genético de casais, o pré-natal das gestantes, os hábitos de nutrição, higiene e saúde da população em geral , os cuidados na hora do parto e a prevenção de traumas e lesões. Por isso pleiteamos uma campanha maciça e abrangente de prevenção à deficiência, veiculada nas principais mídias de comunicação, conscientizando e orientando a população sobre as causas, as formas de prevenção e tratamento das principais deficiências existentes no Brasil. Campanha que seria reforçada pela atuação de assistentes sociais junto à população carente e em geral, nos ambientes escolares, hospitalares, consultórios médicos, com a confecção de materiais informativos e educativos pertinentes.