Abaixo-assinado UNIFICAÇÃO NAS CARREIRAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA : Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio

Para: Educadores/as (professores/as), estudantes, demais membros da sociedade

Venho solicitar a UNIFICAÇÃO NAS CARREIRAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA : Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio.

Os movimentos pela unificação de carreiras de professores nas redes pública e particular de ensino em BH e outras cidades são legítimos. Mesmo que a Educação Infantil seja uma das etapas mais caras do ensino, segundo a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), governantes concordam com a unificação desde que o MEC se responsabilize pelo repasse, pois são muitos os municípios que não podem arcar com as despesas. Greves na Educação Infantil têm como objetivo principal a unificação das carreiras. A consequência da unificação é a equiparação salarial, ou seja: para a mesma função, salário semelhante.

No caso da unificação de carreiras, a CNTE vai mais longe. A pretensão é unificar carreiras de professores e funcionários. Segundo a Confederação: "Uma merendeira da rede pública que tiver o diploma de nível técnico em nutrição escolar tem o direito de ganhar a mesma coisa que um professor formado no magistério do ensino médio. A única diferença será de gratificações pagas a professores com nível superior e outros títulos ou pelo tempo de trabalho, mas o salário-base, que precisa constar num plano de carreira nacional, tem que ser o mesmo de acordo com a formação do trabalhador".

Desde 2003 há no Senado um projeto de lei, ora engavetado, que trata do assunto. Nos serviços essenciais a morosidade para resolver impasses dessa natureza é fatal.