Abaixo-assinado Não à exclusão da filosofia nas políticas educacionais

Para: Presidência da República do Brasil, Congresso Nacional, Universidades, Entidades Docentes e Discente e ao povo brasileiro

O Brasil aderiu ao projeto "Ciência sem Fronteiras", ao qual disponibilizou 75 mil bolsas, mas a Filosofia não entrou. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão estatal brasileiro responsável pela Pós-Graduação, está desenvolvendo o "Programa Licenciaturas Internacionais", o qual também excluiu a filosofia. Editais variados para a contratação de professores nos estados e prefeituas brasileiras têm, seguidamente, deixado de fora os licenciados e bacharelados em filosofia.
Por conta disso, este abaixo-assinado protesta contra essas medidas, justo no período que segue a transformação da filosofia em disciplina obrigatória do ensino médio, carente de profissionais que se voltem para uma educação não centrada apenas nas dimensões técnicas da vida humana.
Temos um Brasil inteiro desesperadamente necessitando de ser problematizado, pensado e precisando de ter sua autocompreensão alargada. Sabemos, sobejamente, que a filosofia pode contribuir, decisivamente, para essas tarefas. Sabemos, também, que o caminho para a filosofia contribuir com o processo de elaboração de um projeto de nação é o da educação formal. Por conta disso, solicitamos a inclusão da filosofia nas políticas locais, regionais, nacionais e internacionais de formação humana e desenvolvimento humano e profissional.

Abaixo-assinado Não à exclusão da filosofia nas políticas educacionais , para Presidência da República do Brasil, Congresso Nacional, Universidades, Entidades Docentes e Discente e ao povo brasileiro foi criado por: GPEFE - Grupo de Pesquisa e Extensão em Filosofia da Educação.