Abaixo-assinado Apoio a reeleição de Laisy Moriére na SNMPT
FEMINISMO É NO PLURAL
Laisy Morière para Secretária Nacional de Mulheres do PT
Os movimentos de mulheres em busca de uma sociedade mais justa e igualitária sempre foram pautados pelas diferenças como, aliás, é de se esperar em uma democracia. Não foi diferente no Partido dos Trabalhadores.
Desde o seu nascimento, há trinta e dois anos, o Partido tem abrigado diversos e bem-vindos coletivos de mulheres espalhados Brasil afora. Mulheres de todas as cores, de todos os credos, de todas as orientações sexuais, de todas as gerações, com profissões, sotaques e visões de mundo as mais diversas, afirmando orgulhosas as suas diferenças.
A convivência com as diferenças sempre pautaram esses anos de luta das mulheres petistas de modo que, hoje, podemos dizer com satisfação: a tolerância em relação à alteridade é o que nos une nessa caminhada. A trajetória de vida de Laisy Morière expressa sua profunda identidade com essa luta das mulheres e com os compromissos históricos que deram origem ao PT, constituindo a sua permanente razão de ser.
Conjugar todos os verbos no plural, negociar posições contrárias, construir alianças e costurar os fios dessa enorme rede de mulheres, com suas histórias de vida tão peculiares, é um exercício político cotidiano. À frente da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, Laisy apoiou e articulou efetivamente a ampliação, a organização e o fortalecimento das mulheres do Partido em todas as regiões, incentivando a criação da Secretaria de Mulheres em todos estados brasileiros.
Como militante e como Secretária Nacional de Mulheres, Laisy sempre se pautou pela ética e pela convivência com as diferenças em sua ação político-partidária. Oriunda do movimento estudantil, foi membro do Diretório Nacional do PT defendendo, em todas as instâncias do Partido, as lutas e bandeiras de interesse específico das mulheres, assim como Assessora Especial da Secretaria de Políticas para as Mulheres.
Laisy tem se destacado como uma das articuladoras das lutas das mulheres no Congresso e no Partido como, por exemplo, a mini reforma política que assegurou 5% do fundo partidário para ações de formação política das mulheres e a recente reforma estatutária do PT que aprovou a paridade em todas as instâncias do Partido.
Laisy tem os requisitos indispensáveis para dialogar com os movimentos de mulheres do PT e coordenar as ações do novo coletivo dirigente da Secretaria Nacional de Mulheres do PT a ser eleito no próximo Encontro Setorial. Tem, igualmente, as condições de envolver toda a nossa militância, bem como os mais variados setores dos movimentos de mulheres e feministas, na elaboração de políticas voltadas para este setor. Laisy tem plenas condições de dinamizar as relações dos movimentos de mulheres do PT com os movimentos sociais, a intelectualidade progressista e a juventude, potencializando o engajamento desses e de outros setores na disputa decisiva pelo o avanço do projeto democrático-popular.
É por tudo isso que apoiamos enfaticamente o nome da companheira Laisy Morière à Secretaria Nacional de Mulheres do PT.