Abaixo-assinado por um Metrô mais humano.
Para: Orgãos de Comunicação; Governo do Estado de S. Paulo; Secretaria do Estado dos Transportes Metropolitanos; Companhia do Metropolitano de São Paulo
Nós abaixo-assinados, usuários do Metrô de São Paulo, defendemos uma melhoria no serviço prestado pela Companhia do Metropolitano de São Paulo.
Já é um absurdo pagarmos por um serviço público. Assim como saúde, educação e segurança, o transporte público deveria ser gratuito. Ou melhor, pago pelos impostos. Dessa forma, seria possível cobrar mais de quem tem mais e subsidiar o direito de ir e vir a todos.
A Companhia do Metropolitano de São Paulo oferece um serviço inseguro, antigo, sem logística, lotado e que tem falhas elétricas diariamente. Sem contar que a rede é extremamente pequena comparada ao número de habitantes de S. Paulo.
Pedimos uma estratégia eficiente para o horário de pico, e não um serviço instável, que na maioria dos dias não funciona direito. Pedimos funcionários preparados para diversas ocorrências, ao invés de funcionários dentro de uma guarita anunciando frases prontas. Pedimos seguranças em cada porta do vagão, em todas as estações e não apenas em algumas. Pedimos manutenção decente nos trens e linhas para evitar outros acidentes. Mais do que expansão, precisamos de qualidade no serviço. Expandir sem logística apenas causará mais tumulto.
Não há nada que justifique a falência e o sucateamento do Metrô. Há verbas de sobra, tecnologia de ponta à disposição, além de uma tarifa cara e periodicamente reajustada. Talvez a única explicação para esse descalabro seja o fato de que para atingir o lucro máximo é necessário ter o investimento mínimo.
A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, responsável pelo Metrô e a CPTM, investe bilhões para ampliação e reformas. Recursos estes que até agora não foram convertidos em qualidade na prestação de serviço. Os quatro milhões de usuários querem um planejamento eficiente e um serviço de qualidade.
O Metrô de São Paulo que começou a operar em 1974 está ainda muito longe de proporcionar transporte de qualidade aos 11,3 milhões de habitantes da cidade de São Paulo. A pressa de fazer um serviço decente a tempo da Copa do Mundo de 2014 não pode estar acima do interesse público dos usuários.
Este abaixo-assinado será enviado:
Aos Órgãos de Comunicação;
Ao Governo do Estado de São Paulo;
A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos;
A Companhia do Metropolitano de São Paulo.
Maio de 2012.