Abaixo-assinado Petição por um Conselheiro Cidadão
Para: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Prezado Sr(a).
O grupo Movimento por um Conselheiro cidadão para o TCESP vem por meio desta carta pedir seu apoio ao Dr. Marcos Renato Böttcher, candidato ao cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – TCE-SP, na esperança de que possa contribuir para uma Sociedade em que a Administração Pública promova, de fato, uma melhor qualidade de vida e dignidade a todos nós cidadãos.
O TCE-SP, órgão que tem o objetivo de fiscalizar os gastos do dinheiro público de nosso Estado, está em processo de nomeação de um de seus sete Conselheiros. Este colegiado, composto por sete Membros, compõe a Corte máxima paulista com a prerrogativa de auditar e fiscalizar toda gestão dos recursos públicos em saúde, educação, obras publicas, segurança, etc.
As recentes transformações sociais e políticas, que vêm ocorrendo em nosso país nos últimos tempos, têm proporcionado grandes conquistas que podem ser observadas na inegável melhoria no quadro socioeconômico do país. No entanto, estas conquistas são ainda insuficientes para que se estabeleça uma sociedade desenvolvida, moderna, transparente, democrática e igualitária.
A administração pública tem como preceito máximo a transparência e deve ser calcada na ética e moral, isentas de interesses de ordem política. O Dr. Böttcher está concorrendo com dois Deputados: um Estadual – Jorge Caruso do PMDB – e outro Federal – Dimas Ramalho do PPS - se escolhidos deixarão seus mandatos para o cumprimento do respectivo dever. De outro lado, nosso candidato é um servidor das bases do TCE-SP, cuja carreira é dedicada à gestão eficiente dos gastos públicos.
A convicção de que o rigor da “tecnicidade” e da “transparência” deva estar acima de qualquer interesse político na administração das contas publicas é que fez nascer nosso Movimento. Temos a plena certeza de que é hora de alterar a visão do controle externo. Já era hora e é por isso que estamos pedindo apoio.
Desde já, nosso muito obrigado