Abaixo-assinado Movimentação contra a reforma da Praça Adolfo Cirne
Para: Justiça Federal da Seção Judiciária de Pernambuco
Será iniciada no dia 11 de Junho, nos jardins do Palácio da Faculdade de Direito do Recife, na Praça Adolfo Cirne, s/nº, Boa Vista, uma reforma com o objetivo de aumentar a capacidade de vagas do estacionamento. A obra será realizada na parte da praça voltada para a Rua do Hospício, atualmente sem estacionamento algum.
Entretanto, a referida obra, como se percebe, acarretará irreversíveis modificações na Praça, destruindo parte da área composta pelo jardim ainda restante. Com isso, irá ocorrer a desconfiguração da harmônica e característica simetria presente em todo o plano arquitetônico inicial. A preservação deste ao máximo, manifestação concreta de uma arquitetura minuciosamente elaborada e concretizada no início do século passado, representa a conservação de patrimônio histórico-cultural de inestimável valor, contendo várias obras de artes que podem ser apreciadas pelos pedestres que circulam pela Praça.
Ademais, é clarividente que a medida proposta pela Diretoria da Faculdade é totalmente ineficaz, uma vez que o problema da falta de espaço para automóveis não será revertido pela criação de um número limitado de vagas. Especialmente pelo fato de que as vagas para o curso de Direito estão sendo ampliadas a cada vestibular, de forma que a quantidade de carros que deveriam ser estacionados pelos alunos só tende a aumentar com o decorrer dos anos. A conclusão é que a alternativa, de caráter imediato, apresentada para a resolução do problema do estacionamento é um aparente paliativo, surreal quando se considera uma realidade de cerca de 1000 (hum mil) alunos matriculados no curso (turnos matutino e noturno). Em verdade, a medida somente causará a vã destruição do nosso patrimônio histórico e ambiental.
Desta feita, segue o abaixo-assinado com vistas a impedir o início das obras em nome da preservação da Praça Adolfo Cirne.