Abaixo-assinado Pela posse urgente dos INVESTIGADORES e ESCRIVÃES da POLÍCIA CIVIL da BAHIA
Para: GOVERNADOR DO ESTADO
Este documento tem por fim,informar mais uma vez ao governador do estado,bem como a toda sociedade baiana que acompanha e vivencia o caos na segurança pública. Onde delegacias da capital e principalmente do interior estão fechadas, com reduzido quadro de servidores ou nenhum,prestando um serviço deficiente, sem a segurança de resultado algum,bem como diversos outros problemas relativos a insegurança pública,que acompanhamos diariamente nos noticiários mostrado pela grande mídia impressa,televisiva e virtual,onde somos de certa forma obrigados a perceber a inoperância do estado diante de tanta violência,desrespeito e banalização da vida humana.
A atual gestão estadual,regada a um belo discurso ,esquece de principais secretárias(EDUCAÇÃO,SAÚDE,SEGURANÇA),dando preferência a de comunicação(PROPAGANDAS),notadamente em detrimento das essenciais. realizou convocação em 2009 para 1.050 novos profissionais para a sua segurança pública, mas,após a peneira chamada (PAIS)Procedimento Administrativo de Investigação Social,habilitou e formou,950 policiais civis,entre investigadores e escrivães,sempre alegando falta de recurso, nunca apresentou um cronograma de convocações mesmo com extrema necessidade de pessoal pela instituição,que respinga a ser urgente para a população.
Acreditamos que ao realizar uma convocação, o órgão governamental já teria previsto verba orçamentária para a posse imediata destes profissionais. Assim concluímos que a atual gestão ainda não assumiu o compromisso com a população, principalmente a mais carente, que só têm em DEUS a possibilidade de socorro, ou na polícia militar.
Com as proximidades da copa do mundo,muito mais que isso, a nossa população,queremos pautar a questão da insegurança pública em nosso estado. Evidentemente que a posse de todos os habilitados da convocação do ano de 2009 representará uma melhoria considerável deste quadro na instituição,contribuindo diretamente para a solução dos problemas apresentados pela população,quando hoje só restam cerca de 340 policiais civis para serem empossado,quando na verdade,segundo a lei orgânica da instituição, a dimensão territorial do estado,a violência latente,os organismos internacionais,a necessidade supera 2.500 novos policiais,porém o governo do estado não entende assim,e de certa forma,mesmo que precariamente,mira somente na polícia militar,onde do ano de 2009 para cá já foram empossados mais de 10 mil,enquanto para apenas 3,5% desta quantidade,é o que resta de policiais civis,sem entrar no mérito da urgente necessidade de novo concurso para DELEGADOS,INVESTIGADORES E ESCRIVÃES,se apegam infundadamente,que não tem dinheiro para empossa-los,e atender a velhos anseios da instituição.
Nós, que abaixo assinamos, solicitamos que o governador do estado da Bahia,Sr. JAQUES WAGNER,assuma o compromisso firmado em 2006,em palanque no Farol da Barra,sendo reafirmado em Cruz das Almas no ano de 2009,com a nomeação imediata dos concursados,habilitados e formados nas estruturas do governo do estado(ACADEPOL),onde muitos abdicaram de seus empregos,com a pura vocação de abraçar a segurança pública e estão até a presente data aguardando,sua boa vontade política,prejudicando e muito o andamento do trabalha da polícia ostensiva e da população.