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Abaixo-assinado Retorno às aulas e participação criativa do CAp-UFRJ na greve

Para: Comando de Greve CAp-UFRJ e Aduf-RJ

Proposta de retorno às aulas e participação criativa do CAp-UFRJ na Greve Nacional dos Docentes das Instituições Federais de Ensino (IFES), com a adesão das famílias e dos alunos; dos estudantes universitários do Estado do RJ e dos segmentos da sociedade que defendem o ensino gratuito, laico e de qualidade para todos os brasileiros.

Em face da luta encabeçada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) na defesa do plano de carreira; dos ajustes nos níveis de salário e por melhores condições de trabalho dos professores das Instituições Federais de Ensino (IFES) , nós abaixo-assinados, na qualidade de pais e responsáveis dos alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CApUFRJ), membros efetivos da APACAP (Associação de Pais, Alunos e Amigos do CAp-UFRJ), respeitosamente, nos dirigimos aos Comandos Local e Nacional de Greve dos Docentes das IFES (especialmente às professoras do CAp-UFRJ), para pedir sua atenção ao que lhes solicitamos no final:

Considerando que:
1. A vida acadêmica no CAp-UFRJ é a perfeita tradução da educação gratuita, laica e de qualidade, acessível a todos os brasileiros,
2. É democrática e justa a luta em defesa do ensino gratuito, laico e de qualidade.
3. As famílias dos alunos do CAp-UFRJ apoiam a pauta de reivindicações dos professores das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que lutam pela implantação do plano de carreira, por salários e por melhores condições de trabalho.
4. A especificidade do trabalho desenvolvido pelo CAp dá margem à participação de vanguarda da Comunidade Capiana nesta greve;
5. Vivemos um novo tempo de resgate da cidadania, em que poderíamos suscitar na sociedade ampla a defesa da educação, traduzida em atitudes e compromissos coletivos e públicos;
6. O Colégio de Aplicação é uma unidade da UFRJ destinada à formação de professores que lecionam para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Neste contexto, o impacto da greve é diferente do vivenciado pelos estudantes universitários e suas famílias;
7. Os estudantes do CAp-UFRJ residem em diferentes bairros da cidade e, sobretudo os mais jovens que não se deslocam de forma autônoma pela cidade, se ressentem por perder contato com os professores, os colegas e a escola;
8. Alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio estão isolados dos colegas e não conseguem manter o ritmo dos estudos.
9. As famílias de menor poder aquisitivo não têm como investir em atividades pedagógicas que substituam as aulas.
10. A paralisação envolve crianças de 6 a 8 anos que legalmente não podem ficar sozinhas.
11. Pais e responsáveis de baixa renda sacrificam o orçamento para cuidar das crianças.
12. As famílias estão angustiadas com a longa ociosidade dos alunos porque não conseguem compensar satisfatoriamente a falta das atividades escolares. ;
13. Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental ainda se ressentem da greve de 2011 e não há consenso entre as famílias que o dano causado pelas três semanas de paralisação tenha sido sanado.
14. Houve retenção maior de alunos do primeiro ano e os professores admitiram na época que o segundo ano deste grupo, em 2012, seria atípico, no sentido do desafio que todos enfrentariam para superar os efeitos da greve.
15. Os alunos já sofrem as más consequências pedagógicas e emocionais desta greve - que entra na sétima semana – e que de agora em diante os agentes educacionais em conjunto devem privilegiar a reversão possível desses impactos com a participação efetiva de toda a Comunidade Capiana no movimento;
16. Outras categorias em greve aprovam a continuidade de serviços considerados essenciais sem que essa ação enfraqueça o movimento;
17. O comando local do CAp deliberou pela excepcionalidade da greve para o 3º ano do Ensino Médio, no início da greve, mas negou o mesmo pleito feito para as séries iniciais do Ensino Fundamental;
18. Pais, responsáveis e alunos, que integram a Comunidade Capiana não querem apenas ser passivamente comunicados sobre questões que afetam diretamente seus filhos, principalmente os menores, mas também participar ativamente das discussões, debates, tomadas de decisões e ações coletivas;

Nós abaixo-assinados, na qualidade de pais e responsáveis dos alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CApUFRJ), membros efetivos da APACAP (Associação de Pais, Alunos e Amigos do CAp-UFRJ), respeitosamente, nos dirigimos aos Comandos Local e Nacional de Greve dos Docentes das IFES (especialmente às professoras do CAp-UFRJ e à direção do Sinduf-RJ), solicitamos que o CAp-UFRJ:

1. Retome as atividades para todas as séries, sem perder o foco da luta em defesa da educação gratuita, laica e de qualidade, acessível a todos os brasileiros;
2. Participe da greve dos IFES de forma criativa e consequente;
3. Apoie as famílias dos estudantes e permita que estas demonstrem seu apoio ao movimento;
4. Mantenha a Comunidade Capiana mobilizada, valorizando o espaço do CAp, angariando a simpatia da sociedade ampla e provocando, dentro do possível, a cobertura da mídia.





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Esta petição foi criada em 24 junho 2012
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