Abaixo-assinado Providências a respeito dos animais de rua do Serro/MG
Para: Exmo. Prefeito Municipal do Serro/MG
Nós, abaixo assinados, cidadãos serranos, viemos através deste, solicitar ao Exmo. Sr. Prefeito da cidade de Serro/MG a criação de um Setor Especializado no Acolhimento aos Animais Abandonados para proteção e acolhimento desses animais abandonados, silvestres, nativos, exóticos, vítimas de abuso, maus-tratos, feridos ou mutilados da cidade. Esse setor tem como objetivo, o controle de zoonoses da cidade, abrigar tais animais temporariamente a fim de recolhê-los das ruas, restaurar suas saúdes e encaminhá-los para adoções.
É sabido por todos que atualmente não existem mecanismos para proteger e acolher esses animais e a cidade não consegue oferecer proteção eficaz a esta enorme e crescente população de animais domésticos sem ter tal propósito como seu foco.
A criação desse setor corresponde aos anseios de uma grande parte da população (cidadãos comuns, membros de entidades de Proteção Animal, Ambiental, etc.) para o benefício dos animais que sofrem judiados e passando fome e sede pelas ruas e também, toda população, tendo em vista que o numero de animais pelas ruas aumenta a chance de incidência de graves zoonoses.
Queremos um espaço para o acolhimento dos animais abandonados, realizar exames de saúde nesses animais, castrá-los a fim de diminuir a reprodução desordenada dessa população e consequentemente encaminhá-los para adoções definitivas. Temos como exemplo, a prática da prefeitura municipal de Belo Horizonte e visamos buscar parcerias com faculdades de medicina veterinária, voluntários cidadãos comuns, empresas, médicos veterinários, programas oferecidos pelos governos estadual e federal, para auxílio nos custos, atendimento aos animais, cuidado do local, realizar ações de conscientização de toda população da cidade de Serro ao estímulo da convivência harmônica e saudável entre o homem e seus animais de companhia. Hoje sabemos que é parte fundamental a consciência da população em cuidar dos seus animais de estimação sem deixá-los largados pelas ruas. Sabemos também que abrigo não é a solução, pois isso acumularia tais animais num só espaço, precisamos sim, diminuir a reprodução descontrolada desses animais com cirurgias de castrações e encaminhá-los para adoção. O objetivo maior é contemplar a saúde e bem estar do homem e do animal garantindo-lhes os seus direitos.
A Lei 9605 de Crimes Ambientais de 1998 veio para garantir o direito dos animais, e punir aos que exercem o crime de maus tratos e violência animal.
E na região infelizmente temos milhares de casos de abuso, maus-tratos, mutilação, ferimentos, e até assassinatos das formas mais cruéis aos animais e através de um setor podemos resguardar e proteger toda essa população de animais vitimados de tais crueldades exercidas pelo homem.
Foi levantada a possibilidade de uso de uma casa com quintal enorme, localizada próxima ao parque de exposições do Serro que pertence à prefeitura. Acreditamos que com reformas funcionará muito bem para a finalidade, já que apesar de estar com aspecto abandonado, ela atende a necessidade, dispensando mesmo a construção de um espaço, bastando aproveitar o que já está construído e subutilizado (lá é usado no máximo uma vez por ano para hospedar os seguranças e o pessoal do apoio da festa do queijo). É uma área bem espaçosa, fica em um local apropriado e com algumas reformas pode-se ter um espaço para consultório/ambulatório que pode ser utilizado como local para atendimento de animais feridos ou pequenos procedimentos, como cirurgia de esterilização, e lá tem as coisas básicas para quem for ficar trabalhando como voluntário (banheiro, água, energia elétrica).
É por esta razão que reiteramos ao Senhor Prefeito o nosso pedido de que um Setor Especializado no Acolhimento aos Animais Abandonados fosse desenvolvido na cidade e necessitamos que o Sr. Prefeito cedesse esse espaço citado acima, o mais breve possível, para que possamos agir em prol desta causa, tendo em vista também, que já estamos adquirindo parcerias para que essa causa dê certo.
Estamos certos de que V. Excelência saberá reconhecer esta necessidade e agir com diligência neste sentido.
GRUPO DE PROTEÇÃO DOS ANIMAIS DE SERRO.