Abaixo-assinado Restrição de tráfego de carretas, bitrens e caminhões caçamba nas ruas centrais de Unaí
Para: Prefeitura Municipal de Unaí - Polícia de Trânsito de Unaí
Abaixo assinado destinado às autoridades do Município de Unaí, cuja finalidade é reivindicar a restrição imediata do tráfego de carretas, bitrens, caminhões caçamba e outros veículos de grande porte, na área central da cidade. Ruas como Paracatu, Roncador, Aldeia, Celina Lisboa, Cachoeira, José Luiz Adjuto se tornaram corredores de acesso à rodovia MG-188. As ruas Calixto Martins, São José, Alba Gonzaga, também são usadas como meio para acesso às ruas acima mencionadas e posteriormente à MG-188. Esse tráfego de caminhões e carretas no centro de Unaí não se justifica. É fato que a maioria desses caminhões são utilizados exclusivamente como meio de transporte para que seus respectivos condutores possam ir para suas casas. Para comprovar isso, basta dar uma volta nos bairros adjacentes ao centro de Unaí. É possível ver inúmeros bitrens e carretas estacionados em frente às casas dos seus respectivos condutores.
Alguns Motivos:
1 - Veículos pesados deterioram o asfalto causando prejuízos à população, pois o município acaba tendo que desembolsar recursos para recuperação do asfalto danificado
2 – O excesso de caminhões perto de instituições de ensino (Inesc, Carmo, Facisa) tem prejudicado alunos e professores
3 – O excesso de caminhões perto de hospitais (Santa Helena, Santa Mônica, Hospital Municipal) prejudica os enfermos
4 - Muitos caminhoneiros viajam de madrugada. Antes de pegarem a estrada, precisam esquentar o motor do caminhão. Isso às 3h da manhã. A vizinhança toda tem o sono prejudicado.
5 - Provocam rachaduras na estrutura das residências causando prejuízos à população
6 – Caminhões caçamba, de transporte de terra e entulhos, espalham poeira e sujeira nas ruas centrais, ajudando a deixar a cidade com um aspecto de mal cuidada, de descaso, de cidade sem lei.
7 - Prejudicam a fluição do tráfego de veículos de passeio
Sugestão: em cidades, inclusive menores que Unaí, o tráfego desse tipo de veículo é restrito, sendo permitido apenas para carga e descarga. Os caminhoneiros não usam os caminhões para se deslocarem até suas casas. Os caminhões são deixados principalmente em postos de combustíveis fora da área urbana. O serviço de Mototaxista em Unaí é bem funcional. Então, os caminhoneiros teriam esse meio para se deslocarem até suas residências sem dificuldades.