Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-assinado Preservar as datas das solenidades de Corpus Christi e Nossa Senhora Aparecida

Para: Congresso Nacional do Brasil

Prezados Deputados,


Vimos por meio deste, solicitar seu apoio, tendo Vossa Excelência como membro da Câmara dos Deputados, CONTRA A PROVAÇÃO do Projeto de Lei 108/2009 e Projeto de Lei 296/ 2009, que se se encontra na Comissão de Educação e deverá ser votado em breve.

Embora seja uma festa móvel, onde se celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia, a solenidade de Corpus Christi tem um sentido especial na conversão dos fiéis e, por essa razão, não permite a alteração ora pleiteada, pois eis que só poderá ocorrer numa quinta-feira, em menção à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição desse sacramento. Naquele dia, “durante a Última Ceia de Jesus com Seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em Seu Corpo e Sangue”.

Conclui-se, por essa razão, que a celebração de Corpus Christi em nenhuma hipótese poderá ocorrer em dia diverso. Jamais será realizada numa segunda-feira como desejam os políticos que subscreveram o projeto. Repita-se, será sempre numa quinta-feira! E qual é essa quinta-feira? Segundo a Liturgia, será a seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.

Esse caminho de fé que não deve ser alterado e obedece à lógica, ao itinerário traçado pelo Calendário Litúrgico - dividido em tempos litúrgicos para celebrar, como memorial, os mistérios de Cristo -, nunca à idéia da lucratividade amparada pelo calendário civil, defendida pelos deputados, e é seguido pela Igreja no mundo inteiro.

A proposição pleiteada é de uma gravidade sem precedentes porque, mais que a defesa dos interesses econômicos e empresariais – repita-se à exaustão -, revela brutal intolerância religiosa. Fundamentá-la sob a ótica de que “O trabalhador pode planejar melhor sua vida e aproveitar um fim de semana prolongado sem que a economia fique prejudicada”, em verdade, representa induzir os fiéis a abandonar o preceito de Corpus Christi por um momentâneo prazer, um descanso num “fim de semana prolongado”.

Quanto ao dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, lembro que milhões de romeiros visitam o Santuário Nacional de Aparecida no dia 12 de outubro, sendo muitos deles são portadores de angústia, outros tantos, da esperança. Esperança de cura, de emprego, de melhores dias, de paz.

Eles chegam de ônibus, de carro, de moto, de bicicleta, a cavalo e a pé. São pobres e ricos; são cultos e ignorantes; são homens públicos e cidadãos comuns. Aqui estiveram o Papa, príncipes, princesas, presidentes, poetas, padres, bispos, prioras, patrões e empregados. Vieram os pescadores.

Muitos cumprem um ritual que começou com seus avós e persiste até hoje. Outros vêm pela primeira vez. Em todas as paróquias católicas do Brasil os fiéis comparecem aos milhões no total ou nas igrejas ou nas solenidades de cada Diocese.Essa já é uma grande tradição do povo brasileiro, muito querida, e porque então desfazê-la com um argumento tão despropositado?

Pedimos assim que respeitem a grande parcela do povo brasileiro que usufrui do sentido destas datas.


Atenciosamente:

Tânia Cristina Rodrigues Moreira




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 10 setembro 2012
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
28 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar