Abaixo-assinado Moção dos Alunos de Medicina da UFPR em Relação ao Postergamento do Calendário Letivo
Para: Alunos de Medicina da UFPR
Nós, alunos do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) abaixo assinamos nossos nomes a seguir por declararmos nosso posicionamento contrário à deliberação dos professores pelo adiamento do segundo semestre de 2012 para início em março de 2013.
Acreditamos que todo protesto e paralização tem um valor que, posteriormente, há de ser compensado com responsabilidade e consequência. Quando decide-se por paralizar algum serviço, ou torná-lo defasado como maneira de protesto, as consequências, assim como os bons adventos, devem ser tomados por bem e o contorno da situação não pode prejudicar de forma tão intensa aqueles dependentes do serviço que sofreu redução ou cancelamento temporário.
Ao nosso ver, as aulas, matérias e provas deverão ser antes condensadas em detrimento da criação de um ciclo que prejudique nossa formação assim como o ingresso de direito de outros alunos à universidade. O direito de uma classe não pode sobrepor o direito alheio e, de forma alguma, trazer prejuízo àqueles que não pertencem a essa classe e não compactuam com a irresponsabilidade de criar uma situação a qual não se pode, então, contornar sem esforço e sacrifício.
É inadmissível, ao nosso ver, que os docentes e discentes posterguem um semestre de aulas completo, uma vez que o movimento grevista foi acompanhado de diversas irregularidades em vista da lei - como portões acorrentados, barricadas e opressão àqueles que não optaram pela paralização, assim como ações extremamente prejudiciais àquelas classes que não fazem parte do protesto.
Pedimos com todo o supracitado que o segundo semestre de 2012 de nossa instituição não seja cancelado ou adiado em respeito à lei, aos alunos, aos salários que continuaram a ser creditados nas contas dos professores (que costituem os impostos pagos por todos nós) e que o calendário seja, assim, mantido de maneira MAIS FIEL possível àquele que deveríamos seguir caso não houvessem as paralizações.
Esse abaixo-assinado é dirigido aos docentes da UFPR e a toda sua Secretaria de Órgãos Colegiados assim como aos responsáveis pela decisão de reestruturação do calendário do ano letivo.
Alunos de Medicina da Universidade Federal do Paraná.