Abaixo-assinado Biomédicos 30 horas JÁ
Para: Presidente da Repúplica Federativa do Brasil
Sou servidor público municipal no município de São José dos Campos - SP, onde atuo na Secretaria Municipal de Saúde.
Recentemente esta Prefeitura deferiu a solicitação que fixa em 30 horas semanais a jornada de trabalho da Enfermagem, esta solicitada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipal.
O sindicato solicitou não a redução de jornada dos servidores da Secretaria de Saúde deste município, mas somente para os profissionais de enfermagem, por interesse próprio e não coletivo, pois a solicitação partiu de funcionário que cumpre mandato sindical, enfermeiro desta Secretaria Municipal de Saúde.
Várias categorias profissionais foram excluídas, sendo assim prejudicadas, pois não sendo tratadas igualitariamente trabalham 40 horas semanais, onde a enfermagem passa a receber o mesmo salário de 40 horas semanais e trabalham 30 horas.
As categorias excluídas – Bioquímicos, Farmacêuticos, Biomédicos e Psicólogos, trabalham enfrentando o mesmo desgaste físico e psicológico, comprometendo a produtividade e expondo os trabalhadores doenças profissionais e acidentes de trabalho, da mesma forma que os profissionais de enfermagem.
Sendo o trabalho destes profissionais prejudicados de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, estes devem receber igual salário, o que isso não acontece.
Nós profissionais excluídos e prejudicados pela ação imprópria da atual administração municipal e sindical, solicitamos equivalência na jornada de trabalho.
Contando com a seriedade e a busca de proteção aos direitos do trabalhador que esta instituição promove, solicitamos atuação ágil a fim de isonomia entre os profissionais de saúde.