Abaixo-assinado Reforma Eleitoral - VotoRegional
Para: Congresso Nacional
Prezados,
A reforma eleitoral se faz urgente. Não podemos suportar partidos nanicos que nada representam, constituindo a balbúrdia partidária atual. As reformas propostas – o voto distrital puro ou o voto distrital misto – não resolvem os problemas atuais, podendo criar problemas piores.
O voto distrital puro leva ao bipartidarismo, ao qual correntes de opinião significativas, mas não majoritárias, serão obrigadas a se submeter.
O voto distrital misto leva ao bipartidarismo 50% somado à balburdia 50%. O pior dos mundos. Um disparate.
Minha proposta, o Voto Regional, acaba com os partidos nanicos e permite a coexistência de 5 ou 6 partidos. Concentra, mas não muito e acaba com a balbúrdia.
*************************
Basicamente, em vez de DISTRITOS onde apenas um representante é eleito, os Estados são divididos em REGIÕES, onde três representantes são eleitos, pelo critério da proporcionalidade.
As regiões devem possuir um mínimo de 600 mil eleitores, o que fará com que o número atual de deputados seja, praticamente, mantido, mas restabelecendo o critério da proporcionalidade nacional.
Excepcinalmente, em cada Estado será permetida uma e apenas uma região com mais de 400 mil eleitores e menos de 600 mil eleitores, que elegerá dois deputados.
Será tambem permitida, uma, e apenas uma , região com mais de 200 mil eleitores e menos de 400 mil eleitores onde será eleito apenas um deputado.
*************
Por um Brasil saudável.
Conto com seu apoio.
Assine.
Divulgue
Joviano Rezende