Abaixo-assinado pelo direito a escalar sem intervenção do estado

Para: confederação e federações de escalada em rocha

Abaixo-assinado pelo direito a escalar sem intervenção do Estado.

Você acha justo que o Estado diga como você deve praticar a escalada nos parques e unidades de conservação?
Que técnica usar, que estilo ou que equipamento?
Como conquistar a sua via?
Você acha justo ser punido por usar o equipamento, estilo ou técnica que mais lhe convier em suas escaladas dentro dos parques ou unidades de conservação?

Se o futebol fosse praticado dentro dos parques e UCs, quem você acha que deveria ditar as regras deste esporte, a administração dos parques ou a CBF?

Este manifesto representa a opinião de diversos escaladores contrários à intervenção do Estado na prática da escalada dentro dos parques e UCs. Pela liberdade de escolha do estilo, da técnica ou do equipamento nas escaladas praticadas dentro dos parques e UCs e pela autorregulamentação do esporte.

Recentemente alguns parques estaduais e outros nacionais, adotaram restrições ao uso de furadeira elétrica para a abertura de vias em seus domínios. Em alguns exigem a prévia apresentação de projetos de conquista para o julgamento da validade de tal projeto pela administração destes parques. Em alguns se pretende arbitrar com qual estilo se deve conquistar uma via, havendo até casos de remoção de vias cujo estilo diverge da interpretação do que seria um estilo “correto”, por parte dos administradores destas instituições.

Deixamos claro que apoiamos e reconhecemos os esforços realizados pelos parques e órgãos governamentais na preservação do meio ambiente. O que não é conflitante com nossas reivindicações.

A escalada técnica em rocha é um esporte singular, multidisciplinar, complexo, de comprometimento e, em grande medida, não competitivo. Possui como fundamento mais importante, sua característica mais atraente e seu maior patrimônio, a liberdade! Liberdade criativa, de escolhas, de expressão e a pluralidade de estilos, são condições fundamentais para a evolução do esporte, para que a prática da escalada seja exercida em toda sua plenitude e proporcione a completa realização dos atletas que praticam este esporte.

Acreditamos ser a escalada o único caso de um esporte com “regras” a serem fiscalizadas pelo estado. E fomos nós mesmos, através das entidades que nos representam, que propusemos e deixamos isso acontecer.

Se temos que ter e respeitar algumas regras, que sejam então propostas e fiscalizadas pelas federações e confederações que administram o nosso esporte e não pelo Estado, representado pelas administrações dos parques. Se devem existir limitações e critérios para a abertura de vias nestes domínios, que sejam examinados pelas entidades que nos representam. Não queremos estar sujeitos à punições por praticarmos nosso esporte. Em seu lugar pedimos: informação, orientação, conscientização e educação. Nada além.

Sendo assim, levaremos este manifesto às diretorias das entidades que representam o esporte neste país, para que se reverta esta realidade e se desarme o precedente perigoso para nosso esporte. Queremos a autorregulamentação de fato e não a transferência desta responsabilidade ao estado!

Se você concorda, participe e assine!

Este manifesto será apresentado em ordem alfabética das assinaturas das pessoas que compartilham da mesma opinião e que apoiam esta iniciativa.