Abaixo-assinado Pelo Cancelamento de Consultoria entre a Terracap e a Jurong Consultants

Para: Governador Agnelo Queiroz

Brasília, cidade parque, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, teve como requisito para a sua concepção urbanística que o autor do projeto do Plano Piloto fosse brasileiro. Para tanto, o edital do Concurso para o Plano Piloto de Brasília impediu a participação de empresas estrangeiras, vencendo o brasileiro Lúcio Costa. O autor do Plano Piloto inspirou-se em várias cidades do mundo e utilizou concepções urbanísticas de Cidades Jardins e Lineares, tendo também se inspirado no trabalho do urbanista e arquiteto Le Corbusier com quem trabalhou no Rio de Janeiro quando este veio ao Brasil. Brasília possui várias universidades, entre elas a UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA -UNB, considerada uma das 10 melhores universidades do Brasil, e que desde a sua criação é uma universidade de vanguarda, onde pesquisa e extensão se completam, atenta a questões nacionais, com estofo para influenciar e modificar a realidade brasileira. A UNB vem há anos promovendo eventos, realizando projetos , discutindo as questões urbanísticas de Brasília para os próximos 50 anos, como projeto Brasília +50 e o UNB Verde, oferecendo soluções adequadas a realidade do Distrito federal discutidas com a comunidade em parceria com outras instituições e profissionais renomados Portanto, consideramos desnecessária a contratação de estrangeiros para uma consultoria a fim de definir o futuro de Brasília até 2060. Questionamos ainda essa consultoria com a empresa Jurong Consultants pelo fato de existir em Brasília técnicos, urbanistas, entre outros profissionais e instituições que conhecem e estudam as questões urbanísticas de Cingapura, sendo, portanto, capazes de adequar a realidade dessa cidade asiática à realidade brasiliense. É temerário trazer estrangeiros que desconhecem a concepção urbanística de Brasília que motivou o seu tombamento pelo IPHAN e o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO para definir questões urbanísticas que definirão o futuro da cidade. Cabe lembrar que Brasília foi inspirada em cidades jardins, a concepção das Superquadras de Lúcio Costa lhe torna cidade parque não sendo necessária "importar" concepções de bairros parque de qualquer cidade estrangeira, Pelos motivos acima citados, consideramos que tal consultoria apenas onerará os cofres públicos desnecessariamente e não condizem com o princípio da Economicidade da Administração Pública.Solicitamos assim, o cancelamento da Consultoria entre Terracap e Jurong Consultants.

1.625 Pessoas