Abaixo-assinado Punição para candidatos que deixem lixo eleitoral
Para: Presidente do TSE e TREs
Este abaixo assinado é baseado nos preceitos da Educação, da Moral, da Ética e dos Bons Costumes Cíveis.
Considerando a crescente preocupação com o meio-ambiente, entendemos que as ações publicitárias eleitorais, baseadas em "santinhos" ou panfletos, além de serem formas de comunicação pouco eficazes, transformam-se em lixo logo após os pleitos, deixando um péssimo aspecto para as cidades, além de contribuir para o entupimento de bueiros e "bocas de logo", ocasionando alagamentos e outros incovenientes.
No atual cenário de comunicação em que estamos inseridos, mostra-se desnecessário, antiquado e ineficaz este tipo de mídia.
Por esta razão, solicitamos que sejam criados mecanismos que punam, sejam na esfera municipal, estadual ou federal, candidatos que se utilizem destes meios, deixando panfletos e "santinhos" jogados na rua, imediatamente após os pleitos, multando-os a cada item encontrado (ex.: R$ 1,00 - um Real a cada santinho recolhido pela polícia ou instituições fiscalizadoras);
Os signatários