Abaixo-assinado Alteração do sistema de votação brasileiro
Para: Congresso Nacional do Brasil
Nós, cidadãos e cidadãs brasileiros(as) abaixo-assinados, solicitamos a implantação do sistema de votação com comprovação física do voto, semelhante ao utilizado na Argentina.
Visto que:
1 - Entendemos que O VOTO VIRTUAL NÃO OFERECE SEGURANÇA, e temos que confiar na integridade do TSE, órgão bastante questionável, pois acumula as funções de Executivo (responsável por conduzir as eleições), Legislativo (criar as normas a serem seguidas) e Judiciário (julga segundo as normas que ele mesmo criou).
2 - A implantação do sistema de urna eletrônica no Brasil, em tese, garantiria a diminuição das fraudes eleitorais e isto não tem acontecido.
3 - A afirmação de que a urna eletrônica é totalmente segura não é verdadeira.
4 - É muito fácil burlar um sistema virtual sem que nós eleitores tenhamos conhecimento do ocorrido.
5 - O Jornal "The New York Times", de grande circulação no Estados Unidos, e mundialmente conhecido, publicou uma matéria dizendo que o povo brasileiro aceita a corrupção numa boa (passivamente), tratando da vulnerabilidade do voto digital.
6 - Em alguns países, do mundo a urna eletrônica é inconstitucional, pois não fornece prova física do voto, ou seja, nem você eleitor tem certeza de que seu voto foi computado corretamente, pois basta uma modificação no log do software para que seu voto seja redirecionado sem que você tome conhecimento.
7 - O Paraguai, chegou a aceitar as nossas urnas para experiência, mas acabou devolvendo-as por não considerar o sistema seguro.
8 - A Argentina, que recusou o modelo brasileiro, criou um sistema misto de votação, onde a mesma urna que computa os votos virtuais imprime uma cédula com a comprovação do voto em modo físico, você confere e deposita em uma segunda urna ao lado da eletrônica.
Caso haja dúvidas, recorrer-se-á aos impressos e se fará nova contagem.
Desta forma, qualquer um pode conferir se a votação virtual coincide com a votação física.
CONCLUSÃO:
COMO CIDADÃOS, APTOS A ESCOLHER NOSSOS REPRESENTANTES, SÓ QUEREMOS TER A CERTEZA DE ESTAR EXERCENDO O PLENO DIREITO À CIDADANIA, UTILIZANDO A DEMOCRACIA PREVISTA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.