Abaixo-assinado Não Quero Horário de Verão na UFT
Para: Fundação Universidade Federal do Tocantins
A adoção do Horário de Verão pelo Estado de Tocantins em 2012 gerou repercussão muito negativa perante todos os segmentos da sociedade Tocantinense. Especialmente entre estudantes e trabalhadores.
Em sua essência a mudança nos relógios proporciona (ou deveria proporcionar)uma economia acentuada de energia elétrica durante os 04 meses de sua vigência. Por causa disso os Estados que tradicionalmente o adotam são principalmente os do Sul e do Sudeste, notadamente as regiões mais industrializadas do país e, consequentemente, as que mais consomem energia.
O Tocantins, no entanto, não tem características que permitam que o Estado usufrua dos (supostos) benefícios de economia energética ao adotar o Horário de Verão. Em contrapartida, os transtornos e contratempos que a medida impõe à nossa população estudantil e trabalhadora são numerosos e muito significativos. Cite-se, dentre outros:
1. Transtornos da saúde, relacionados à problemas hormonais e do sono;
2. Transtornos em relação á (in)segurança física, já que a maioria das cidades do Estado passa por problemas de falta de policiamento suficiente para dar sensação de segurança à população.
Por tudo isso entendemos que adoção de tal medida no nosso Estado não se justifica por ser ato que contraria a vontade de nosso povo que, na prática teria mais perdas do que ganhos. E tendo em vista que a reversão da mesma por meios legais não se consumou solicitamos que a Universidade Federal do Tocantins, no intuito de resguardar seus alunos, funcionários e professores faça o juste do seu horário de funcionamento e de aulas para 01 hora mais tarde.