Abaixo-assinado MUDANÇAS NA GESTÃO DO CCZ GOIÂNIA: CASTRAÇÃO GRATUITA, ATENDIMENTO VETERINÁRIO E REGISTRO DOS ANIMAIS
Para: PREFEITO DE GOIÂNIA, SECRETÁRIO DE SAÚDE E DIRETOR DO DVSA/CCZ GOIÂNIA
“O mundo inteiro está buscando uma saída para o problema de superpopulação de animais. As cidades que compreenderem que governar é educar serão as que estarão na vanguarda e indicará qual caminho a seguir.” Comissão organizadora do 1 seminário nacional novas diretrizes para os Centro de Controle de Zoonoses. Julho de 2005.
A gestão participativa deve envolver cidadãos e a esfera federal, estadual e municipal, é garantido o direito de participar na política e na execução da política ambiental, como cidadãos interessados e detentores do direito de fiscalizar a gestão municipal.
A Sociedade Organizada do município de GOIÂNIA/GO e região metropolitana cansados de ver animais domésticos abandonados, sofredores de maus tratos, abusos, atropelamentos, e toda forma de descaso requer mudanças na gestão atual da Secretaria da Saúde juntamente com o órgão vinculado e denominado DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL, pois é sabido que os atuais gestores não têm obedecido a normas internacionais, constitucionais e legais.
Exigimos o FIM DE EUTANÁSIAS em cães e gatos SAUDÁVEIS ou com DOENÇAS TRATÁVEIS, o ATENDIMENTO MÉDICO VETERINÁRIO GRATUITO dos 18 veterinários que preenchem o quadro de funcionários do DVSA, com a castração de cães e gatos da população de baixa renda, e outros tratamentos de saúde, bem como a promoção de EDUCAÇÃO AMBIENTAL PERMANENTE SOBRE POSSE RESPONSÁVEL E ADOÇÃO.
Estas ações afirmativas devem ser imediatamente colocadas em prática, pois além do repasse federal e estadual também tem o repasse municipal, a estrutura física do DVSA, a efetivação de profissionais veterinários nos quadros de funcionários, e o material necessário para realizar os procedimentos cirúrgicos e de atendimento.
Além da identificação de cães e gatos de toda a população goianiense conforme a lei municipal 8.566/2007de RGA que disciplina a criação, propriedade, posse, guarda, uso e transporte de cães e gatos no Município de Goiânia.
Cadê a campanha cidade sustentável? O meio ambiente não é servil ao homem somente, e como dito por Paulo Afonso Leme Machado “para se conservar a vida humana ou para colocar em pratica a harmonia com a natureza será preciso conservar a vida dos animais e das plantas...”(MACHADO, 2009,p.63).