Abaixo-assinado Pela preservação de iguassú
Para: a comunidade da Baixada Fluminense e do Rio de Janeiro
Herdeiro de uma historia singular, porém ainda pouco estudada, longe de ter o merecido destaque, seja a nível de pesquisa, e principalmente no que tange ao patrimônio e conservação da sua história, o município de Nova Iguaçu traz consigo um passado carregado de pormenores, de aventuras, com uma relação intima com a capital fluminense, com o ouro das Minas Gerais, enfim, todo um passado que pode inserir os alunos, em especial do segundo segmento do Ensino Fundamental e Ensino Médio numa realidade muitas vezes desconhecida, mas que se bem aplicada, encerra familiaridades, identificações e todo um vasto campo de fonte, estudos e pesquisas, que no que tange aos estudos da História local, expandem esse campo, tornando-se meio de compreensão para a Historia mais ampla de nosso país.
Infelizmente, a Prefeitura de Nova Iguaçu, assim, como os orgãos estatais, não tem dado a devida atenção ao patrimônio, corporificado especialmente nas ruínas da região chamada como "Iguassú Velho". o que aparece nas descrições de viajantes do século XIX como " a mais opulenta das Vilas no entorno da capital brasileira" encontra-se hoje tomado pela degradação. de fato, se algo não for feito e rápido, nem mesmo estas ruinas serão preservadas para as próximas gerações.
a cidadania de um povo encontra-se em sua identidade, em sua lógica de existir. um povo sem história é amorfo e alienado. vamos refletir e lutar pela nossa História.