Abaixo-assinado Providências a respeito da insegurança nos Campus da UFRGS
Para: Amigos, familiares, estudantes, funcionários e professores da UFRGS
Prezados Senhores,
Trago como norte o último fato ocorrido no Campus da UFRGS, do dia 30/12/2012, assalto a mão armada, às 21:50h, onde três pessoas foram abordadas por quatro homens, um deles armado, isso tudo no fim da linha do ônibus Campus Ipiranga, no do Campus do Vale.
Contudo, a situação como um todo, monta maior gravidade, se é que é possível mensurar cada fato individualmente e o todo.
A onda de criminalidade que vem assolando o Campus e arredores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como estupros e assaltos já é tema dos periódicos locais (por exemplo, Zera Hora do dia 19/10/2012), mas não tardará para que tome importância nacional, caso perdure o campasso da delinquância que devasta a tranquilidade e paz de um ambiente em que as pessoas vêm para compor sua formação.
A resposta dada pelo responsável pela segurança do Campus é de que os crimes não são corriqueiros nas dependências internas dos campi.
O fato é que não vemos, nem nos pátios, nos estacionamentos, tampouco na entrada da Universidade, qualquer tipo de segurança. Não há efetivo, a não ser nas dependências dos prédios do Campus.
Tarda o momento de providências a serem tomadas!!!
É preciso mais, mas mais segurança e não crimes.
Que se busque, através de convênio com a Brigada Militar ou de outra forma alternativa a garantia da segurança dos acadêmicos e servidores dessa Universidade.
A questão é muito simples, qual a importância que tem para a Universidade a integridade física dos seus acadêmicos?
Queremos crer que é proporcional a que tem com o seu intelecto.