Abaixo-assinado Enem, uma pausa em busca de um melhor aproveitamento
Para: INEP; Ministro da Educação Aloizio Mercadante.
Enem está na hora de mudar. Queremos uma pausa!
Eu como participante com quatro anos de Enem, percebo na experiência que o grande número de questões, causa aos alunos participantes um estresse que atrapalha na resolução do exame, ainda mais com relação ao tempo. O grande vilão do Enem é a falta de um tempo para refrescar o nosso raciocínio utilizado na resolução de questões com assuntos variados e a leitura de do grande numero de textos. O objetivo dessa Petição é a de dividir o dia das provas em dois períodos, no qual ficaria:
1º dia do exame no período da manha Prova de ciências humanas e suas tecnologias, então viria uma pausa de duas horas em relação a um período de descanso e almoço. Para que os alunos possam refrescar e descansar sua mente a fim de tirar o stress causado na realização do exame e estar mais preparado para a realização do segundo período.
1º dia do exame no período da tarde Prova de ciências da natureza e suas tecnologias. Após o período de volta do almoço, os alunos realizariam a segunda etapa mais preparados e dispostos, tendo assim menos stress o que ajudaria em uma interpretação melhor da prova, possibilitando um melhor desenvolvimento dos alunos.
2º dia do exame no período da manha Prova da redação e de Matemática e suas tecnologias. Teria um numero de hora compatível para a realização, possibilitando um melhor desempenho, pois com o acumulo da prova de linguagem gastamos muito tempo lendo os textos, onde quando chegamos à outra etapa já não conseguimos interpretar quase nada pelo cansaço proporcionado em relação ao grande numero de questões. Por isso é bom a pausa de duas horas que corresponderia ao horário de descanso e almoço.
2º dia do exame no período da tarde Prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias. Após o retorno, do intervalo os alunos estariam mais descansados e haveria um maior aproveitamento no período da prova, todos estariam menos ansiosos e mais preparados para fazer um Enem que aumentaria ainda mais sua possibilidade de obter melhores notas.