Abaixo-assinado Pela construção do Plano Municipal do Livro e Leitura em Duque de Caxias
Para: Prefeito de Duque de Caxias; Câmara Municipal de Duque de Caxias; Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura
Para viabilizar a formulação das políticas públicas do livro e leitura, os agentes públicos devem estar sensibilizados com a importância da formulação do Plano Municipal do Livro e Leitura (PMLL) em sintonia com o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). É necessário compreender a importância da democratização do acesso ao livro e o fomento à leitura, tanto como condição para a inclusão social e o exercício pleno da cidadania, quanto para melhoraria dos indicadores de desenvolvimento humano na cidade de Duque de Caxias.
Entendemos que o principal objetivo a ser alcançado com a implementação do PMLL de Duque de Caxias será o de conquistar um lugar de destaque na agenda política e orçamentária do Município para o livro e a leitura, planejando ações e estabelecendo metas que garantam sua implementação e sua continuidade como política de governo.
Do mesmo modo, compreendemos que a construção do PMLL deve acontecer com a intensa participação do movimento popular de Duque de Caxias, contribuindo para a sua formulação e implementação. Segue abaixo alguns pontos fundamentais do PMLL em nossa cidade:
1 - Criação do Fundo Municipal do Livro e Leitura.
2 - Criação de um Sistema Municipal de Bibliotecas.
3 - Apoio às Bibliotecas Comunitárias.
4 - Criação de website com o mapeamento das ações de livro e leitura na cidade.
5 - Criação de Prêmios Municipais que valorizem as experiências de incentivo à leitura.