Abaixo-assinado CONTRA O FIM DOS BARREIROS NO RIO MADEIRA - AMAZÔNIA - BRASIL
Para: MINISTÉRIO PÚBLICO DE RONDÔNIA
Nas margens do Rio Madeira, em Rondônia, existe um fenômeno ambiental chamdo de geofagia onde principalmente aves da família dos psitacídeos ( araras, papagaios e periquitos) e outras aves se alimentam da argila nos barrancos do Rio Madeira, chamados de barreiros.
Esta aves buscam argila por duas razões. A primeira é porque ela é concentrada de um sal, que é raro e se encontra no oeste da Amazônia, e também para neutralizar toxinas da dieta, da alimentação dessas aves.
Em um raio de 100 quilômetros, na área de influência do Rio Madeira, foram localizados 20 barreiros.
A região será alagada com ao advento da Usina de Jirau e a nossa grande preocupação é que se não for controlado o nível da água na época da seca, quando o rio baixa, os barreiros vão desaparecer e com eles, as aves também e se durante o represamento se a susina mantiver o nível alto, mesmo na estação seca da região, eles não terão esse recurso e nós não sabemos o que vai acontecer com essa população de psitacídeos.
Assim oeste petição pública se destina ao Ministério Público de Rondônia para que que notifique a usina de Jirau com o efetivo fim de que ela, a usina, controle efetivamente o nível das águas do rio madeira na época das seca para que este fenômeno não sofra impacto e muito menos seja extinto.