Abaixo-assinado contra a posição do PROGRAD em relação ao preenchimento das vagas remanescentes do vestibular da UNIRIO
Para: Magnífico Reitor Luiz Pedro Jutuca da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Nós, alunos do curso de Medicina desta prestigiada Universidade, viemos fazer um apelo à Vossa Magnificência.
Tendo em vista os fatos recentes que envolveram a compra de vagas em nossa Escola de Medicina e Cirurgia, estamos extremamente preocupados com o posicionamento da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) em relação às listas de chamada para o ingresso no segundo semestre do ano letivo de 2012.
Após reportagem do jornal “O Globo” do dia 14/11/2012, ficamos estarrecidos ao nos atentarmos para a possibilidade de recorrência deste lastimável episódio que mancha e fere a história de nossa Escola Centenária. E foi com profunda indignação que lemos no site da UNIRIO os esclarecimentos prestados por parte de nossa Universidade.
Com base nisso, gostaríamos de saber: como é possível que vagas sejam classificadas como ociosas sendo que o período letivo ainda não se iniciou? Como é possível que uma Universidade Federal que realiza um processo seletivo através do ENEM tenha tais vagas “ociosas” no curso mais concorrido do SISU? Não seria o óbvio, o correto e o meio LEGAL para o preenchimento dessas vagas REMANESCENTES que fossem convocados os milhares e milhares candidatos que estão nas listas de espera?
Assim sendo, decidimos não mais aceitar que a honra e os valores de nossa grandiosa escola sejam estigmatizados de forma tão vil. Então nós pedimos que Vossa Magnificência esteja atento à essa questão de gravidade imensurável e que atenda o pedido desta comunidade acadêmica que clama por transparência no processo seletivo de nossa Universidade.