Abaixo-assinado DIGA NÃO A AMPLIAÇÃO DA "VIA EXPRESSA" E "QUARTO CENTENÁRIO" EM SÃO LUÍS.
Para: GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO E MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL
O Maranhão é um estado rico em sua BIODIVERSIDADE reunindo diversos BIOMAS tais como: CERRADO, MANGUE,DUNAS, MATAS DOS COCAIS etc.
Possui o maior litoral do Brasil. O maior litoral porque,considerando todos os seus recortes, baías, golfos, reentrâncias e ilhas, pode chegar a mais de 1000 km, portanto, maior que o da Bahia. De um lado, é a Costa Amazônica e, do outro, onde começa a região dos lençóis, a costa nordestina ou das dunas.
Tem o maior número de ilhas do litoral brasileiro, com a formação de muitos arquipélagos fluvial e marítimos, a maior parte ainda preservada e desconhecida. A própria capital São Luís é uma ilha.
A maior área de manguezais do Brasil com flora e fauna típicas da Amazônia Costeira e do litoral nordestino Os manguezais maranhenses são exuberantes, altivos e podem chegar a 40 metros de altura.
São luís é patrimônio cultural da humanidade por sua riqueza arquitetônica e de uma cultura peculiar. Nada disso impede a devastação de grandes áreas de mangue onde surgem novos empreendimentos e novas vias erguidos nas encostas dos mangues sem que haja o impedimentos de órgão ambientais.
"Duas grandes avenidas": a "quarto centenário" e a "via expressa", rasgam e consomem perto de 15Km do pouco mangue que ainda resta no entorna da nossa ilha e capital MARANHENSE