Abaixo-assinado A EDUCAÇÃO FÍSICA reivindica e justifica a manutenção das 3 aulas semanais, nas séries finais do ensino fundamental.
Para: Governo do Estado do Parana, Comunidade Paranaense,Professores, Pais e Alunos
A EDUCAÇÃO FÍSICA reivindica e justifica a manutenção das 3 aulas semanais, nas séries finais do ensino fundamental.
- Para a formação integral do cidadão, não é plausível que se priorize alguns conteúdos suprimindo outros. Uma formação holística do cidadão não se faz priorizando a parte intelectual em detrimento da formação corporal/motora/emocional do cidadão.
- Em um momento em que o mundo se preocupa com a saúde, com a epidemia de obesidade e sedentarismo que afeta nossas crianças e adolescentes, é inadmissível a diminuição de aulas de Educação Física no ensino fundamental. A Educação Física é a única disciplina que atua de forma prática na prevenção e manutenção da saúde.
- A volta do exame biométrico, a pedido da SEED/PR, e a tabulação dos resultados tem apresentado um aumento de obesidade e sobrepeso em nossos alunos. Estranhamente, diminuem-se as aulas de Educação Física em vez de propor o aumento destas.
- O mundo está voltado para as pessoas que sabem fazer o diferente. Foge-se da mesmice e valoriza-se a criatividade, o belo, o estético, o ético e as atividades diferenciadas. O Brasil, valorizando esta lógica mundial, estará sediando grandes eventos esportivos nos próximos anos. O estado, através do vice-governador e secretário de estado da educação, está solicitando a colaboração dos professores para trabalhar o tema “Copa do mundo” nas salas de aula. Que bom que outras disciplinas abordem conteúdos relacionados a Educação Física, porém é incoerente, que ao mesmo tempo em que se evidencia a importância do assunto, seja cerceado do aluno o direito as aulas que sempre deram suporte a cerca das atividades esportivas.
- A promoção da aprendizagem ocorre mais facilmente se a escola for um local agradável e que gere satisfação ao aluno. Historicamente, a Educação Física é a disciplina com melhor aceitação pelos nossos alunos. Algumas pesquisas indicam inclusive um menor número de faltantes nos dias em que se têm aulas de Educação Física. Darido, (2004), aponta uma pesquisa de Caviglioli que buscou averiguar a opinião dos alunos de 106 turmas a respeito da participação nas aulas de EF. Os resultados indicam que a disciplina é intensamente apreciada pelos alunos.
- Enquanto profissionais da educação, não acreditamos que medidas aligeiradas, sem a devida discussão com a comunidade escolar (professores, pais e alunos) devam ser implantadas. Esperamos que a discussão sobre a alteração da matriz curricular, ocorra durante o ano de 2013 para uma implantação no ano de 2014.
Este documento foi redigido pelos professores de Educação Física, da cidade de Pato Branco, Coronel Vivida, Bom Sucesso do Sul e Vitorino, em manifesto contrário a proposta da SEED/PR em reduzir as aulas de Educação Física nos anos finais do ensino fundamental.
|
Já Assinaram
77
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.
|