Abaixo-assinado Contra a Resolução numero 19 do CEP
Para: Graduandos da UFRGS, enquadrados na Resolução 19
No final do primeiro semestre para o início do segundo semestre deste ano. Muitos estudantes foram pegos de surpresa. Surpreendidos quando entraram no portal do aluno para fazer a matrícula do semestre 2012/2. E por esta via(portal), se depararam com uma pequena nota, que continha um link para a desconhecida resolução 19/2011 do CEPE. E que ainda comunicava de maneira individual o estudante atingido pela resolução. Naquele momento o semestre de muitos de nós entrava num regime de restrições de créditos, por não atingir um desempenho que a resolução 19/2011 do CEPE chamou de responsável.
Até onde sabemos, esta resolução entrou em vigor de maneira apressada. Pois não houve um debate amplo e democrático com a comunidade acadêmica da UFRGS; Pois as características desta resolução transparecendo um caráter no mínimo preocupante, revelando-se como uma resolução que puni de maneira unilateral o individuo, o estudante. Deixando de lado a totalidade que envolve uma relação de ensino-aprendizagem. Sem levar em conta uma avaliação docente; uma avaliação da estrutura da universidade; um histórico de disciplinas que possuem altos índices de reprovações e por fim, a vida do estudante naquele semestre.
Queremos aqui manifestar um posicionamento político, um posicionamento também responsável, assim como a referida sugestão de matrícula. Um posicionamento dos que sofrem com a primeiro semestre de implementação desta resolução.
Assim sendo sugerimos:
a) Suspenção imediata da resolução suspenção imediata da resolução 19 e seus efeitos;
b) Formação de uma comissão ampla de análise de desempenho acadêmico, composta por membros da CAMGRAD, no mínimo um representante de cada COMGRAD e no mínimo um representante de cada Diretório ou Centro acadêmico.