Abaixo-assinado NÃO AO FIM DOS CURSOS EXTRACURRICULARES DAS ETECs
Para: Presidente da República Federativa do Brasil; Congresso Nacional do Brasil; Supremo Tribunal Federal, Governo de São Paulo, Prefeitura de São Paulo
São Paulo, 10 de dezembro de 2012.
Em virtude da informação recebida referente à extinção dos cursos extracurriculares das ETECs; especificamente da ETEC Camargo Aranha e da ETEC Parque da Juventude nós, aluno destes cursos, estamos lutando com este abaixo-assinado para reverter esta triste situação.
Há duas semanas, durante o início do período de rematricula, a coordenadora dos cursos na ETEC Camargo Aranha, Irene Maria Paulino Ribeiro, passou de sala em sala nos informando que os cursos extracurriculares na ETEC Camargo Aranha seriam extintos a partir do próximo ano e que seriam substituídos por cursos voltados exclusivamente aos alunos e professores da escola. Quando cobrada uma explicação a respeito da extinção espontânea recebemos informações bastante superficiais e confusas, ora sobre um procurador ou vereador que criara uma lei ou que uma lei desconhecida entraria em vigor e que acabaria com cursos pagos em instituições públicas e que, esta lei, também extinguiria outros cursos em outras instituições, como o curso de idiomas na Escola Politécnica na USP (fato este desmentido pela própria coordenação do curso, que foi contatada).
Sabemos que, pelo Regimento Comum às ETECs, é permitida a criação de cursos de especialização e/ou extensão, difusão cultural, científica e tecnológica a comunidade e a região (Artigo 6°, Item III; Artigo 7°) mediante disponibilidade de espaço e aprovação de órgãos competentes (Artigo 6°; Artigo 8°). E que, em caso de cursos onde seja paga mensalidade, parte do lucro obtido deve ser doada a APM da ETEC em vistas a manutenção do prédio e materiais.
Ficamos todos muito tristes e indignados com a notícia, haja vista a oportunidade que as ETECs deram a muitos de nós de estudar idiomas ou obter uma especialização em diversas áreas, com ótimos professores, bons recursos e um preço acessível.
Todos nós, alunos, que dedicamos algumas horas a mais por semana ou final de semana para estudar, o fazemos de bom grado e reconhecemos semanalmente o esforço dos professores e da escola em manter uma boa qualidade destes cursos, que acabam por atrair outros interessados nesta preciosa oportunidade de aprendizado.
Ficamos bastante incomodados como, aparentemente, cursos tão importantes foram frivolamente descartados e que outros interessados sejam privados de uma oportunidade tão rara e proveitosa.
Enfim, diversos cursos excelentes para aprimoramento profissional, à qualquer um que tenha interesse; independente da condição econômica, já que atende à todos os públicos pelo custo acessível. E agora, simplesmente querem acabar com estes benefícios; o que apenas vai prejudicar à população em geral.
Com isso, gostaríamos, por gentileza, do apoio de todos para lutar conta a extinção destes cursos e manifestar nosso total desagrado a este acontecimento.
Atenciosamente,
Alunos dos Cursos Extracurriculares da ETEC Camargo Aranha e ETEC Parque da Juventude.