Abaixo-assinado Pela introdução do Pedigree Limitado na CBKC
Para: Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC)
Nós, abaixo assinados, criadores filiados ao sistema FCI/CBKC, em dia com nossas obrigações financeiras estatutárias, após longos debates, solicitamos a implementação por esta Confederação Brasileira de Cinofilia – CBKC, de alterações no atual sistema de registro genealógico, a fim de garantir a qualidade e a transparência da criação de cães de raça pura.
Considerando o exemplo bem sucedido das melhores e mais pujantes cinofilias – como a norte-americana canadense – solicitamos a adoção do sistema de REGISTRO LIMITADO de pedigree, garantindo ao proprietário do cão a garantia de procedência do mesmo mas garantindo ao criador que este mesmo exemplar, adquirido para fins de COMPANHIA, não seja impunemente utilizado para reprodução.
Tal restrição poderia ser cancelada APENAS e tão somente pelo CRIADOR do cão, oficiando os clubes e solicitando um novo registro do exemplar em questão. Para essa nova emissão concordamos que poderá ser cobrada uma taxa adicional.
Sendo assim, pela nossa proposta, a CBKC emitiria 2 tipos de pedigree DISTINTOS em sua função mas ambos com as informações básicas que atestam a genealogia do referido exemplar.
Caberá ao CRIADOR, a seu critério e no momento do preenchimento do mapa de ninhada, a indicação CLARA de qual a modalidade de pedigree estão sendo inscritos os exemplares.
Tais propostas já foram objeto de ampla discussão nos meios cinófilos e, temos certeza, de que agregarão ainda mais qualidade e confiabilidade aos pedigrees emitidos por esta entidade.
Solicitamos que estas revindicações - que tem como único objtivo aprimorar a criação de cães de raça pura e defender os criadores responsáveis - sejam atendidas por esta entidade.