Abaixo-assinado Em prol da permanência do professor Ricardo Francisco no Colégio São Domingos
Para: Fundação São Paulo e Colégio São Domingos
O Colégio São Domingos é tradicionalmente reconhecido pela sua qualidade de ensino e pela forma singular e democrática de atender os alunos e suas famílias.
Após um longo período de transição de propostas e muitas mudanças na escola a coordenação do ensino médio, foi assumida pelo educador Ricardo Francisco, que junto ao grupo de professores construiu uma proposta sólida e de qualidade para este segmento educacional.
Desde que assumiu a coordenação, foram visíveis as mudanças positivas ocorridas. Uma das alterações significativas para a instituição, foi a diminuição do número de estudantes que cursavam o ensino fundamental no Colégio e depois buscavam outras escolas para cursar o ensino médio. Em função da qualidade da proposta, do grupo de professores e da coordenação sempre atenta para atender as necessidades dos alunos e suas famílias o ensino médio no Colégio São Domingos hoje é reconhecidamente de qualidade garantindo a permanência dos estudantes que cursaram o ensino fundamental além de contar com solicitações de estudantes de outras escolas para inserirem-se no colégio.
Destaca-se também a competência técnica e relacional do Coordenador para atuar junto aos adolescentes, ajudando-os nessa fase de muitos conflitos a construirem uma relação positiva com o conhecimento e com a escola, favorecendo a construção de projetos de vida e definição de objetivos. Pode-se dizer com tranquilidade que o professor Ricardo reconhece e respeita a singularidade de cada estudante, sem deixar de garantir o foco do projeto pedagógico.
Reconhecendo a excelente atuação do Coordenador e do grupo de professores, solicitamos a Fundação São Paulo e ao diretor do Colégio São Domingos, não aceitar a solicitação de demissão do professor Ricardo Francisco, considerando que tal ação causará transtornos irrecuperáveis na escola. Solicitamos que a Fundação São Paulo e o diretor da escola atentem para os motivos que levaram o professor a pedir demissão, de maneira a contorná-los por meio do diálogo e da negociação, garantindo o desejo da comunidade escolar da permanência do professor Ricardo Francisco na coordenação do ensino médio.