Abaixo-assinado SOMOS CONTRA A PL 3614/12

Para: Deputados mineiros

ATENÇÃO: Os Rios de Minas só têm uma chance: você. Entre nesta luta conosco.

VAMOS BARRAR ESTE PL!

"Sou contra aprovação da PL 3614/12, que reduz a proteção dos rios de preservação permanente. Minas não precisa degradar seus últimos rios ainda íntegros para desenvolver. Em leito de rios, mineração não é compatível".
Dinis Antônio pinheiro- [email protected];
Lafayette de Andrada- [email protected].
Para o governador Anastasia: [email protected] e senador Aécio Neves aé[email protected].

Deputados querem acabar com rios de preservação permanente.

Sem discutir com a sociedade, o deputado Lafayete de Andrada, do PSDB, apresentou o Projeto de Lei n° 3614/12 à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Este PL iniciou sua tramitação no dia 05 de dezembro e, em apenas uma semana, foi apreciado nas Comissões e votado em 1º turno no Plenário. Ele autoriza "revolvimento de sedimentos para a lavra de recursos minerais, salvo com expressa autorização do órgão ambiental competente, mediante medidas mitigadoras e compensatórias". (reprodução do PL).

"Revolver sedimentos, significa dragar o fundo dos rios para tirar areia, cascalho, ouro ou diamante. Nós da Amda entendemos que os rios deveriam 'ser sagrados', devido à sua importância para todas as espécies de vida", declara Dalce Ricas, superintendente da Amda.

Se aprovado, o Projeto do deputado Andrada permitirá mineração no leito de rios de preservação permanente, como o Rio Cipó, afluente do Rio Paraúna, e seus tributários, integrantes da bacia hidrográfica do Rio das Velhas; o Rio São Francisco, no trecho que se inicia imediatamente a jusante da barragem hidrelétrica de Três Marias e vai até o ponto logo a jusante da cachoeira de Pirapora; os Rios Pandeiros e Peruaçu, integrantes da bacia hidrográfica do Rio São Francisco; Rio Peruaçu- sua integridade é fundamental para o Parque Estadual Veredas do Peruaçu e Parque Nacional Cavernas do Peruaçu; Rio Jequitinhonha e seus afluentes, no trecho entre a nascente e a confluência com o Rio Tabatinga; Rio Grande e seus afluentes, no trecho entre a nascente e o ponto de montante do remanso do lago da barragem de Camargos.

Foto: Terra.com.br