Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-assinado Pela Manutenção do patrimônio cultural de Montes Claros

Para: População de Montes Claros e Região

Pela Manutenção do patrimônio cultural de Montes Claros

Este “pedido” é dirigido aos filhos de Montes Claros e norte de Minas Gerais, assim como à todo e qualquer cidadão que queira nos apoiar, no sentido de se fazer presente, para que haja futuro; todos entes pensantes, simpatizantes e amantes dos nossos costumes, da nossa gente, da nossa história, da nossa arte, da nossa identidade ímpar; para que não fiquemos órfãos sem uma representação política/cultural que já foi proposta para os próximos 04 (quatro) anos, e que será votada na próxima terça feira, dia 18 de dezembro de 2012.

Noticiado pela imprensa local, já foi enviado no dia 11 de dezembro de 2012, para a câmara municipal; o real interesse de uma reforma administrativa, sendo que a “Secretaria de Cultura se juntará a Secretaria de Esportes e Juventude, sendo que o titular da pasta será o de Esporte.”

Inevitável foi e é a necessidade desta petição, tendo a Cultura como ponto de partida. Segundo a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, a qual Cultura é: “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”, será aqui, neste conceito, que fazemos o norte para ajudar a orientar a capital do norte de Minas Gerais. Contribuição espontânea e legítima. Do conceito à ação!

Sabemos que a Cultura independe de qualquer governo, porém o inverso não se aplica da mesma forma. A ausência de uma representação política/cultural demonstra o não conhecimento de que Cultura é mais que ARTE. Cultura é o que define um povo e dali se manifesta a IDENTIDADE, que nos mostra quem somos e nos orienta pra onde vamos. Precisamos de agilidade, profissionalismo e conhecimento estratégico para buscar recursos e intercâmbios pelo mundo.

Assim sendo, pedimos aqueles que compartilham deste pensamento plural e transversal do que realmente é Cultura, sabendo que esta já aguarda aflita no “corredor da morte”, a sorte de senti-la pra que a mesma seja vista e salva.
Buscamos, com orgulho, ter aqui os nomes daqueles que querem ajudar esta “velha bússola”, a continuar orientando através do tempo. E assim seremos eternos!

A Cultura que já deu colo pra inúmeros nomes do nosso Norte, que são mais que memória e referência em todo o mundo, como Darcy Ribeiro, Cyro dos Anjos, Hermes de Paula, João Chaves, Konstantin Christoff, Godofredo Guedes, Dulce Sarmento, Raymundo Colares, Francisco Sá, Herbert de Souza (Betinho), Lorenzo Fernandez, Simeão Ribeiro, Cândido Canela, dentre tantos outros ícones que nos elevam só de citá-los e lembrarmos pelos fatos e alcunha grafada na história desta região. Fora os ícones ainda encarnados que não serão citados à espera de seus autógrafos aqui nesta, assim também, como de todos os outros ilustres anônimos pensantes. Tantos Médicos, Arquitetos, Dentistas, Administradores, Economistas, Faxineiros, Empreiteiros, Motoristas, entes do bem e do fazer bem feito.

Que seja aqui o momento da maior das revoluções: A evolução! Não podemos regredir. Temos que evoluir e ir pra frente, sempre. Com o olhar no passado pra não esquecermos de quem somos. Tradição e vanguarda caminhando juntos.

De acordo com os propósitos de:

1º Manutenção da SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA com o status que lhe é de direito;

2º Manutenção e novas eleições do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA;

3º Efetivo uso da LEI MUNICIPAL DE CULTURA que está em estado latente de vida;

deixamos claro, que este movimento PRÓ CULTURA não denota qualquer interesse partidário e/ou descrença e/ou tumulto para a gestão que estar por vir. Mas sim, repúdio a esta ação que fere todas as conquistas individuais e/ou coletivas de uma classe viva; que não quer olhar apenas para o seu umbigo e sim para todo o corpo político/cultural já adquirido nas esferas governamentais.

Também sabemos que é na Cultura e no Esporte que não há a presença do “preconceito” e da “exclusão sócio/econômica”; pois é no “dom”, no “talento” que se faz a “diferença“, que sempre é bem vinda e traz novos tons pra vida. É exatamente com este pensamento que as distâncias entre as classes sociais desaparecem uma vez que a expressão artística absorve a diversidade e incentiva a identidade acabando com o hiato social cada vez maior, infelizmente, na nossa região.

Porém, queremos que estas sejam ágeis e soberanas, pois certamente uma irá sufocar a outra atrás dos pífios recursos destinados, até então.

Não podemos esquecer que a própria política é considerada uma arte!
Pela necessidade de boa oratória, ética, leis, costumes, conhecimento geral e/ou específicos, enfim: política também é Cultura. Logo “Política Cultural” é uma necessidade vital para o funcionamento de uma cidade.

Não há necessidade de falar tanto das expressões culturais (resistentes e atuantes) que leva o nosso folclore por todo o mundo. Basta sentir!!! Além de nos presentear com sentimentos profundos e reais, nas vibrações de cordas de violas e pelos toques dos tambores e peles, pandeiros, rabecas e caxixis do nosso Catopê, Marujada e Caboclinhos. As Serestas... ahhh sim, estas que foram abraçadas por JK, e o trouxe pras bandas de cá... e com aqueles acordes, também o asfalto, ontem. As folias de Reis, o Congado... Sem falar da nossa Culinária, Música, Artes Plásticas, Literatura, Cinema, ações culturais que também inferem nossos sentidos, sem ferir e sim provocando “sinestesia”. Assim podemos ver escutando, cheirar enxergando, ver ouvindo, etc... e olha que não é apenas figura de linguagem. É real. É verdade. E tudo isso é nosso!

Por isso a necessidade de fazermos o favor de pensar de forma solidária e não solitária. Somos luz... um "tantão" dela. Aos montes... Somos Montes Claros. Somos bússola, e não podemos deixar de mostrar a direção certa!

Por fim, não podemos perder a chance de sermos quem somos, colocando a Cultura de uma cidade, que é pólo universitário, como subalterna à outra Secretaria (Esportes) que também busca a sua legitimidade e necessita de recursos e respeito aos nossos atletas, à nossa memória e ao nosso futuro.

De Montes Claros para seus filhos!!!





Abaixo texto publicado na imprensa de Montes Claros


REFORMA ADMINISTRATIVA

A prefeitura de Montes Claros encaminhou na manhã de 11 de novembro, à Câmara Municipal, projeto modificando toda a estrutura do executivo que passa das atuais 23 secretarias para nove, com outros quatros ligadas a área jurídica, ficando status de secretaria, o que consideraria como total de 12. Das atuais secretarias somente Saúde, Educação, Desenvolvimento Social continuam com o mesmo nome e sem mudança, principalmente por terem programas com o Governo do Estado e da União.


NOVAS SECRETARIAS

Serão criadas a Secretaria de Finanças (ex-fazenda), Infraestrutura (ex- obras e serviços urbanos), Administração Regional e Política (ex-coordenação política), Planejamento e Gestão (ex-secretarias de Planejamento e Administração) e Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (ex- meio ambiente, agricultura e desenvolvimento econômico). A secretaria de Cultura se juntará a Secretaria de Esportes e Juventude, sendo que o titular da pasta será o de Esporte. Outra novidade é que a Controladoria Geral terá status de secretaria, abrigando a ouvidoria e a corregedoria. Também será a Secretaria-adjunta de prevenção da corrupção e informações estratégicas.

http://www.onorte.net/colunas.php?id=11521




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 15 dezembro 2012
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
518 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar