Abaixo-assinado Conservação do patrimônio histórico e reorganização da comunidade católica de São Bonifácio
Para: Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ Arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis - SC
O Povo da Paróquia São Bonifácio expõe através deste documento, o descontentamento com o Pároco Local Padre Tarcísio José Schuch por vários motivos, dentre eles:
- Pelo que entendemos, o bom padre é aquele que procura envolver os seus paroquianos O que percebemos em nosso padre, em seus sermões e encontros, contrariam estes princípios mínimos de relacionamento com os fieis, afugentando-os, chamando-as de burros e ignorantes. Isto está afastando os fieis da Igreja.
- Grupos de jovens, crianças e adultos, que antes faziam parte das equipes de cantos, encenações teatrais, liturgia nas missas, romarias e procissões, hoje não existem mais; por não valorizar estas ações paroquiais, a que chama de “crendices populares”.
- Ao longo dos seis anos que atende a comunidade, não o vimos visitar doentes ou famílias e também não se engajou ou promoveu assistências sociais; como era comum com os padres que o antecederam. Esta atitude trouxe desconforto aos paroquianos, que por respeito a Instituição Igreja não pediram o seu afastamento anteriormente.
- Em seus seis anos de Pároco não promoveu encontros, debates ou palestras com os paroquianos no fortalecimento da fé, prática comum entre as comunidades de origem alemã.
- Com o seu espírito de “modernidade”, inadequado a uma comunidade conservadora que respeita e conserva o seu patrimônio HISTÓRICO E CULTURAL, principalmente no que diz respeito a religiosidade, cujos bens matérias paroquiais foram construídos com seus esforços; não conseguiu entender a “ALMA DESTE POVO”. Promoveu intervenções descabidas, que levaram a destruição ou retirada de parte do patrimônio sacro (Altar Mor da Igreja Matriz), descaracterização da capela de Santo Antônio e por último a Demolição do Prédio onde funcionava o museu, que fazia parte da Conjunto Histórico-Arquitetônico do antigo seminário Padre Damião.
- Abuso de Poder Pastoral, intimidando o povo, em seus sermões, com frases inadequadas ao momento, chegando a afirmar “que o padre tem o poder de atrair o bem, mas também tem o poder de amaldiçoar”.
- Falta de transparência na administração dos bens paroquiais, onde o povo merecia conhecimento sobre a arrecadação conseguida com a venda da madeira (eucalipto, pertencente à comunidade) e terreno paroquial vendidos neste ano. Se não bastasse a falta de prestação de contas, destes bens vendidos; reclama a altos brados, da diminuição do Dízimo e de ausência de Fiéis na Igreja.
solicitaMOS a imediata REMOÇÃO do Padre Tarcísio José Schuch, com o envio imediato de outro sacerdote que tenha a liderança para reorganizar a comunidade católica de São Bonifácio, que está se afastando das atividades religiosas.