Abaixo-assinado Pela durabilidade dos produtos que consumimos.
Para: Congresso Nacional do Brasil
Pela durabilidade dos produtos que consumimos.
A prática da Obsolescência Programada ocorre quando os fabricantes criam e produzem bens que tenham sua vida útil ou durabilidade diminuída artificialmente. Os produtos comprados logo se desgastam ou se quebram. São descartados em curto prazo, obrigando-nos a comprar novos produtos que também irão durar pouco.
Além dos gastos que se tem com essas compras, o consumo de recursos naturais e o aumento do lixo estão gerando um grave problema de sustentabilidade para nosso planeta.
Conforme a Constituição Federal no seu artigo 225: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”.
Defendemos a criação de leis e regulamentos que obriguem a produção de bens de consumo com durabilidade ampliada. Defendemos que a busca da durabilidade faça parte do projeto e da produção dos bens que compramos.
Defendemos a criação de indicadores associados aos produtos mostrando a expectativa de durabilidade desses produtos. Esses indicadores ou certificados deverão constar obrigatoriamente em produtos fabricados em nosso país e também nos produtos importados e deverão ser divulgados juntamente com a propaganda.
Se você acredita que juntos podemos mudar o mundo, participe deste abaixo-assinado.