Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-assinado Pela durabilidade dos produtos que consumimos.

Para: Congresso Nacional do Brasil

Pela durabilidade dos produtos que consumimos.


A prática da Obsolescência Programada ocorre quando os fabricantes criam e produzem bens que tenham sua vida útil ou durabilidade diminuída artificialmente. Os produtos comprados logo se desgastam ou se quebram. São descartados em curto prazo, obrigando-nos a comprar novos produtos que também irão durar pouco.

Além dos gastos que se tem com essas compras, o consumo de recursos naturais e o aumento do lixo estão gerando um grave problema de sustentabilidade para nosso planeta.

Conforme a Constituição Federal no seu artigo 225: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”.

Defendemos a criação de leis e regulamentos que obriguem a produção de bens de consumo com durabilidade ampliada. Defendemos que a busca da durabilidade faça parte do projeto e da produção dos bens que compramos.

Defendemos a criação de indicadores associados aos produtos mostrando a expectativa de durabilidade desses produtos. Esses indicadores ou certificados deverão constar obrigatoriamente em produtos fabricados em nosso país e também nos produtos importados e deverão ser divulgados juntamente com a propaganda.

Se você acredita que juntos podemos mudar o mundo, participe deste abaixo-assinado.




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 17 dezembro 2012
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
11 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar