Abaixo-assinado Mais segurança na UFPa (Campus Belém) e arredores
Para: Magnífico Reitor Carlos Edilson de Almeida Maneschy
Os cidadãos abaixo-assinados, brasileiros, vinculados às atividades acadêmicas realizadas no Campus Belém da Universidade Federal do Pará, portanto frequentadores da Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, solicitam a realização de ações reforçadoras da segurança dentro das dependências do campus e no entorno, em especial o retorno da Unidade Móvel da Polícia Militar antes localizada próximo ao ponto de ônibus da segunda entrada da Universidade. Essas ações objetivam a preservação da integridade dos estudantes, tendo em vista a Responsabilidade Civil da Universidade garantida pela Constituição Federal de 1988.
Nossa iniciativa surgiu de uma sucessão de assaltos que ocorreram nos últimos meses nos pontos de ônibus no entorno do campus, a insegurança dos alunos é sentida nos relatos cada vez mais recorrentes. No dia 19 de dezembro de 2012 entre 17 e 19 horas ocorreram dois assaltos sucessivos em frente ao segundo portão, em anexo o Boletim de Ocorrência de um deles. Os homens portavam arma de fogo e havia muitos estudantes no local. Na correria que sucedeu o anúncio do assalto por muito pouco não foram deflagrados tiros e ocorrido uma lesão mais grave. Foram levados vários pertences dos estudantes, inclusive mochila com livros e outros materiais acadêmicos sem valor para os assaltantes, mas que são muito custosos para nós alunos.
Sentimos nossa integridade ameaçada, sobretudo porque em maioria dependemos do serviço de transporte público para ter acesso à Universidade, isso torna nosso fluxo no entorno da Universidade obrigatório, por isso buscamos apoio frente à Diretoria de Segurança. Na certeza de termos nosso pleito atendido, encaminhamos este documento em folhas numeradas e assinadas por todos os cidadãos requerentes, em duas vias a serem protocoladas em sua Diretoria.