Abaixo-assinado Pela Manutenção dos Funcionários nas suas Escolas
Para: Secretária do Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro
Nos últimos dias de dezembro e início de janeiro o governo estadual vem buscando implementar medida perversa e autoritária que busca remover de suas escolas de lotação os funcionários administrativos estatutários.
Anos a fio esses servidores têm se dedicado às escolas garantindo sua manutenção em épocas, adversas, de grande precariedade de material e pessoal, extrapolando às vezes suas cargas horárias cobrindo inclusive diversas carências para funções onde não há concurso público há mais de vinte anos.
Em pleno mês de janeiro, com as escolas em férias, sem qualquer anúncio previamente feito e sem qualquer documento que fundamente essa medida, as Coordenadorias comunicam-se com as direções das escolas e as orientam que encaminhem seus funcionários para a Metro, onde escolherão novas escolas sem nenhum respeito ao profissional concursado.
Por tudo que foi relatado acima a Direção do SEPE/RJ (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação), vem solicitar o empenho da sociedade e toda comunidade escolar, no sentido de garantir a permanência desses funcionários que não medem esforços para atender as escolas inclusive quando essas precisam de serviços extras, que muitas vezes extrapolam sua função e horário.
São eles, com seus parcos salários, que têm dado grande contribuição à qualidade da escola pública.
São eles que agora, sem aviso prévio ou mesmo sem documento oficial por parte de quem quer que seja, são obrigados a sair de escolas onde trabalham a 20 30 anos e alguns prestes a se aposentar.
Os funcionários pedem nosso apoio para que sua luta não seja solitária!
Todos nós temos compromisso com esses funcionários!