Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-assinado ABAIXO ASSINADO CONTRÁRIO A ALTERAÇÃO DE ITINERÁRIO DA LINHA 278A PENHA – CEASA para 278A PENHA – METRÔ SANTANA

Para: SPTrans, Sambaíba e Prefeitura da Cidade de São Paulo.

Ao longo de muitos anos, houve a existência de várias linhas de ônibus da cidade de São Paulo partindo da região da Penha, na Zona Leste, com destino a região da Lapa, na Zona Oeste da capital. Com o surgimento do metrô, as linhas tiveram seus itinerários reduzidos e alterados, até pela questão da praticidade do transporte através do metrô. Porém, ainda houve durante algum tempo a permanência de uma das linhas, a 278A, que inclusive foi prolongada até a região do Ceasa, na Vila Leopoldina.

Embora a linha sofresse com reclamações devido à demora em seus intervalos (no geral, de 20 em 20 minutos durante a semana) e tivesse um trajeto extenso, ela tornava-se prática, uma vez que era possível deslocar-se da Penha ou outro bairro da região na Zona Leste para diversos pontos da cidade utilizando-se apenas uma linha de ônibus (atendidos ou não pelo metrô), que servia como uma boa alternativa ao metrô - cujo nos seus horários de pico é cheio e opera de forma insuficiente - pelo fato de ter um itinerário ao mesmo tempo longo, porém que percorria diversas regiões em tempo relativamente curto se comparada a outras linhas de ônibus.

Foi divulgado pela SPTrans que a partir da data de 12/01/2013, a linha seria seccionada e passaria a fazer ponto final no Metrô Santana, na Zona Norte da capital, deixando de cumprir seu principal trecho do itinerário (como exemplo é possível citar a região do Campo de Marte e Anhembi, Av Marques de São Vicente, Rua Guaicurus, centro da Lapa e Av Imperatriz Leopoldina). Esse seccionamento mostra-se equivocado e inadequado para os usuários da linha, pois para poder seguir para alguns destes destinos, os passageiros precisaria realizar integrações com outras linhas, o que além de fazer com que se perca tempo na viagem, passando por outros trechos que não interessam aos usuários (exemplo o trecho da região da Freguesia do Ó e Casa Verde, realizado pela linha 178T Metro Santana – Ceasa), reduz-se as possibilidades e quantidade de transporte público de quem sai da Zona Leste para outras regiões da cidade. Além disso, o distrito da Penha já conta com o atendimento de duas linhas de ônibus da mesma empresa (Sambaíba) com destino a região de Santana e a Zona Norte, que são 271A/10 Terminal Penha – Metrô Santana e 271A/51 Cangaíba – Metrô Santana.

Desta forma, este abaixo assinado tem por objetivo apresentar a SPTrans, com o maior número de assinaturas possível, que a linha 278A Penha – Ceasa precisa ser mantida com o seu itinerário atual e além disso, que para resolver os problemas operacionais da linha é necessário também o aumento da frota da mesma, para que assim ela possa se tornar uma opção viável para demais usuários de transporte público da cidade e assim ter aumento de demanda.

Esta linha é importante por diversas questões, como as citadas a seguir:

• Ser uma opção de quem saí da Zona Leste e quer ir para outros locais da cidade sem ter de passar pela região central (centro velho/centro histórico), onde há um maior índice de congestionamento de veículos e consequente perda de tempo durante as viagens de ônibus.
• Interliga a Zona Leste e atende, de forma ágil e prática, locais onde há pouca disponibilidade de transporte público e que ao mesmo tempo são pontos de interesse da população (Avenida Amador Bueno da Veiga, Região central do distrito da Penha, Avenida Celso Garcia, Marginal Tietê, Terminal Rodoviário do Tietê, Shoppings D e Center Norte, Campo de Marte, Av Olavo Fontoura – Anhembi, Av Marques de São Vicente, Shopping Bourbon, Rua Guaicurus, Região centro do distrito da Lapa, Avenida Imperatriz Leopoldina, Av Doutor Gastão Vidigal e CEAGESP).
• Alternativa à linha 3-vermelha do Metrô que já está bastante sobrecarregada, para aqueles que precisam se locomover para diversos pontos da cidade de forma prática, por atender diversos pontos das zonas Leste, Norte e Oeste da capital.

Por todas as razões aqui apresentadas, o presente abaixo assinado se faz presente e solicita gentilmente a colaboração de quantas assinaturas possíveis para que se possa apresentar a viabilidade da permanência do atual itinerário da linha 278A.




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 09 janeiro 2013
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
227 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar