Abaixo-assinado Respeito ao Torcedor Visitante
Para: Ministério Público da Paraíba; Federação Paraibana de Futebol; Governo do Estado da Paraíba; Prefeitura Municipal de João Pessoa
É com extrema indignação que viemos através desse abaixo assinado pedir uma postura igualitária no tocante a segurança das torcidas nas praças de futebol da capital do estado da Paraíba.
Em particular, nós torcedores do Treze Futebol Clube, vinhemos demonstrar nossa indignação com o que acontece em dias de jogos no referido campo de futebol.
A começar pela total falta de segurança ao redor do estádio. Sempre que nossa torcida vai acompanhar o Treze jogar acontecem danos tanto fisico quanto moral. Um descaso total do poder executivo quanto a segurança dos homens, mulheres, crianças e idosos que saem de Campina Grande para acompanhar jogos contra Auto Esporte, CSP e Botafogo.
Marginais desfaçados de torcedores do Botafogo sempre se deslocam para as imediações do estádio para tentar provocar pânico, terror e atrocidades contra cidadãos de bem, isso mesmo, torcedores comuns do Treze. A saída e a entrada dos nossos torcedor sempre se transformam em uma guerra de pedras, fogos de artifício, xingamentos morais e por mais que peçamos apoio da Polícia, por mais que falemos e indiquemos os possíveis marginais, já conhecidos a longa data, nunca se há uma intervenção no sentido de garantir a segurança do torcedor visitante. A ponto de termos integrantes de uma torcida organizada do Treze como heróis, por garantir com as mãos literalmente, por muitas vezes a saída dos demais torcedores daquele campo de pelada.
Pedimos a Federação Paraibana de Futebol, ao Ministério Público, ao Governo do Estado da Paraíba que se faça valer o Estatuto do Torcedor, capítulo IV artigos 13; (''O torcedor tem direito a segurança nos locais onde são realizados os eventos esportivos antes, durante e após a realização das partidas."), artigo 17; (É direito do torcedor a implementação de planos de ação referentes a segurança, transporte e contingências que possam ocorrer durante a realização de eventos esportivos.) e pedir IMEDIATAMENTE o cumprimento do artigo 19: "As entidades responsáveis pela organização da competição, bem como seus dirigentes respondem solidariamente com as entidades de que trata o art. 15 e seus dirigentes, independentemente da existência de culpa, pelos prejuízos causados a torcedor que decorram de falhas de segurança nos estádios ou da inobservância do disposto neste capítulo.".
Enfim, somando todos os prejuízos já causados por atos de vandalismo, a infraestrutura precária, a falta de segurança dentro, já registrado em súmula objetos que foram arremessados dentro do campo de jogo na partida Botafogo x CSP, primeira rodada. A falta de segurança fora do estadio, PEDIMOS A INTERDIÇÃO IMEDIATA DO ESTÁDIO LEONARDO VINAGRE DA SILVEIRA, conhecido como ESTÁDIO DA GRAÇA ou a melhoria TOTAL da segurança dentro e fora da praça referida, como exemplo a segurança oferecida aos visitantes aqui em Campina Grande.