Abaixo-assinado Melhorias para a , antiga Rio- São Paulo
Para: As autoridades competentes,
Os abaixo-assinados se dirigem a Vossa Senhoria no intuito de solicitar melhorias para a estrada BR-465, antiga Rio-São Paulo pelos motivos que passo a expor:
1. A BR-465 tem início junto ao km 208,7 da Rodovia Presidente Dutra no município de Seropédica e término de fato no Viaduto Oscar Brito (popularmente conhecido como "Viaduto dos Cabritos"), no bairro de Campo Grande, município do Rio de Janeiro, coincidindo com a antiga Rodovia Rio-São Paulo, numa extensão de 22,8 quilômetros. Logo no início, ao sair da Rodovia Presidente Dutra, é cobrado um pedágio no valor de R$10,10 ( dez reais e dez centavos) em ambos os lados. A cobrança da praça de pedágio de Seropédica, no Estado do Rio de Janeiro passou a valer pois a Nova Dutra usou seu ” poder de convencimento” alegando que a referida praça está na sua faixa de domínio quando, na verdade, situa-se na BR 465. Desta forma, o que se tem, na prática, é a não aplicação dos recursos obtidos pelo pedágio nas melhorias de que necessita a estrada.
2. A BR-465 é a rota mais utilizada pelos alunos, funcionários e professores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, sediada na cidade de Seropédica, Baixada Fluminense, considerado o maior campus da América Latina em superfície contígua, acolhendo estudantes dos estados irmãos do Rio de Janeiro e até de outros países. Desta forma, devido ao grande fluxo de pessoas que utilizam a rodovia para chegar ao campus universitário, torna-se imperiosa uma duplicação da estrada, com melhor iluminação e sinalização que, atualmente, quase inexistem.
3. A BR-465 é um dos acessos utilizados pelas 500 carretas de lixo/dia que são despejadas no Aterro Sanitário de Seropédica, o que tem aumentado o tráfego de veículos pesados que deterioram, ainda mais, a referida estrada cujo asfalto não é adequado para a circulação de veículos de tal porte.
Pelos motivos expostos, solicitamos (a) a duplicação da BR-465 (b) retirada dos quebra-molas (c) sinalização eficiente (d) iluminação de qualidade (e) retirada da praça de pedágio da BR-465. Caso o pedágio continue a ser cobrado pela NovaDutra, que esta seja obrigada a aplicar os recursos obtidos tornando a BR-465 uma rodovia de qualidade.
Atenciosamente,
Os signatários.