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Abaixo-assinado Preço justo no transporte público em Sete Lagoas - Assine

Para: Câmara legislativa de Sete Lagoas, Prefeitura de Sete Lagoas, Grupo Pássaro Verde, Alternativo Cooperseltta

Com o início do ano, a velha parte de uma rotina se repete. Com o reajuste do salário mínimo, é esperado que em outras áreas da economia haja uma alteração em sua tabela, logo, é normal que o preço em alguns setores aumente levemente, acompanhando o crescimento (ou decréscimo) da economia. O governo já havia divulgando que o preço da energia elétrica e da gasolina sofreriam mudanças, o primeiro para menos e o último para mais. Com o preço da gasolina aumentando, é mais do que natural que diversos outros setores sofram aumento, já que mantêm uma relação direta ou não com o combustível.
Até determinado ponto é compreensível que o preço cobrado pelo transporte público torne-se um pouco mais caro. Em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, o preço aumentou de dois reais e sessenta e cinco centavos (R$ 2,65) para dois reais e oitenta (R$ 2 80), um acréscimo de quinze centavos. Alguns ônibus de BH chegam a rodar, em uma única viagem de ida, mais de 25 quilômetros, ou seja, mesmo com o reajuste do preço do combustível, o aumento foi de apenas quinze centavos. Considerando que os veículos andam quase sempre cheios, a distância que percorrem e a manutenção, que também não deve ser muito barata e mesmo diante desses fatos, o aumento foi de apenas quinzes centavos.
Mudando de cenário, Sete Lagoas, é uma cidade com população vinte vezes menor que a de BH e também sofreu um reajuste do preço cobrado pelo transporte público: a passagem que antes era dois reais e vinte (R$ 2,20) fez um verdadeiro salto olímpico avançando para dois reais e cinquenta centavos (R$ 2,50), um reajuste que para a população é exatamente o dobro que o de Belo Horizonte. Por isso, seria prudente que alguém se manifestasse, seja o ministério público, a câmara, o executivo ou a própria empresa responsável pelo transporte público.
Logo que, primeiramente, a frota de ônibus de Sete Lagoas não percorre a distância que a frota de BH percorre, e sendo uma viagem muito menor, presumi-se que o volume de combustível gasto seja muito menor, correto?
Segundo ponto, Sete lagoas é uma cidade relativamente mais plana que Belo Horizonte, isto é, aqui o automóvel sofre muito menos desgaste em relação a BH, considerando também o volume de passageiros.
Terceiro ponto, mesmo quando a passagem era dois e vinte (R$ 2,20), o preço já era fora de mão tratando-se de uma cidade de porte médio, em que várias linhas de ônibus, deixam de circular as 22:00h em bairros que nem são considerados perigosos, e sem contar dos diversos bairros que não são atentidos pela rotagem de transporte público de qualidade, perto de suas casas. Além do mais existem bairros que para deslocar-se ao centro, a distância é considerável grande para percorrer a pé, contudo de automóvel torna-se curta, então, é preciso questionar: é certo que pessoas que se desloquem de bairros próximos ao centro paguem uma tarifa que é no mínimo injusta?
Perguntamos e exigimos melhorias! Sete Lagoas ainda vive no passado quando trata-se de transporte público. Vivemos em uma ditadura comercial, onde só existem duas empresas para atenderem a população, uma dessa que se diz ser uma cooperativa, em que o sentido de cooperativismo é o de “atuar no sentido de reduzir os custos de produção, obter melhores condições de prazo e preço, edificar instalações de uso comum, enfim, interferir no sistema em vigor à procura de alternativas a seus métodos e soluções.” E na verdade, não é o que estamos presenciando a anos nas ações dessa “cooperativa”. Além de tudo, membros de uma cooperativa devem ter neutralidade política e religiosa, mas isso é assunto para outro debate.
Apresentados esses pontos, a população deve procurar respostas, e tais respostas devem preencher bem as lacunas desses questionamentos. E também, quem ler este texto não deve se limitar aos questionamentos citados, busque novos furos e faça pública a sua dúvida e revolta.
Logo se o início de um ano é época certa para fazer as mudanças prometidas no fim do anterior, ainda mais se tratando de uma temporada em que a “casa do povo” foi renovada e num momento desses, talvez seja a hora para que os novos vereadores mostrem para vieram e intercedam de alguma maneira em nome do povo. Se vivemos um período de renovação, que essa seja feita também na melhoria do serviço de transporte público prestado. Aumentaram os preços? Aumentem o número de ônibus circulando! Criem novas linhas! Atendam a todos os bairros! Inovem nas vias dos itinerários dos ônibus, de forma a desembargar o trânsito da cidade! Criem e cumpram os horários dos ônibus! Implementem os boletos cêntricos na cidade! Mas façam! Precisamos do serviço de vocês assim como vocês precisam de nós, passageiros, trabalhadores, estudantes, usuários desse transporte precário e caro que ultimamente, estão nos oferecendo.

E AI? O QUE VOCÊ ACHA ? ASSINE PARA QUE POSSAMOS MOSTRAR AOS RESPONSÁVEIS POR ESSE ABSURDO, QUE NÃO IREMOS TOLERAR A MÁSCARA DE PALHAÇO QUE ESTÃO NOS PINTANDO! QUEREMOS ARGUMENTOS E RESPOSTAS PLAUSÍVEIS QUE NOS EXPLIQUEM OS MOTIVOS DESSES AUMENTOS ABSURDOS EM MENOS DE 1 ANO!

ACORDEM SETE-LAGOANOS!




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Abaixo-assinado Preço justo no transporte público em Sete Lagoas - Assine, para Câmara legislativa de Sete Lagoas, Prefeitura de Sete Lagoas, Grupo Pássaro Verde, Alternativo Cooperseltta foi criado por: MOVIMENTO ACORDA SETE LAGOAS.
Esta petição foi criada em 17 fevereiro 2013
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
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