Abaixo-assinado Contra a Divisão dos Professores Estaduais
Para: Secretaria da Educação
MANIFESTO
É PRECISO LUTAR PARA ACABAR COM A PRECARIZAÇÃO!
Há interesse em melhorar a educação do país? Por que o professor se acomoda diante do que lhe é imposto pelo ESTADO? Como provocar mudanças sociais a partir da educação?
Não é novidade pra ninguém que todos os governos fazem propaganda de que a educação deve ser prioridade, que sem ela não é possível o crescimento econômico, social, ou cultural, que só com uma educação de qualidade torna-se possível o desenvolvimento real, etc., etc., etc. O difícil é fazer quando se é governo.
As mazelas da educação são de conhecimento de todos, principalmente de nós professores, basta consultar qualquer estatística sobre a educação brasileira. O professor é peça fundamental neste processo. É ele quem faz a ponte do conhecimento socialmente construído com o conhecimento de vida do aluno, o principal prejudicado.
É preciso entender que o professor é um trabalhador, e não um escravo ou um voluntário que executa serviços para o ESTADO, sem nenhum direito trabalhista.
O ESTADO não é uma mãe! Ele não é bonzinho conosco, pois precisa de nós. Vamos cobrar os nossos direitos. Queremos trabalhar! Queremos dignidade! Queremos direitos iguais para todos os professores, que é o que somos, independentemente da classificação em categorias que o ESTADO determinou.
A licenciatura é exclusivamente para o ato de lecionar, e escolhemos esta profissão não só por valores financeiros, mas pela contribuição nas mudanças sociais com as quais podemos contribuir ( o salário é importante, mas as condições de trabalho também), no entanto precisamos pagar as nossas contas e temos compromissos como todos os outros cidadãos. Podemos iniciar com uma reunião e um abaixo assinado para circular em todas as escolas, terminando com uma grande manifestação.
A divisão em categorias é algo constrangedor para os colegas de profissão que exercem suas funções. Todos cumprimos com os nossos deveres, nos dividir é mais uma estratégia para impedir a nossa união.
Contra a divisão dos professores e PRECARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1- Direitos de trabalho de um professor e não um prestador de serviços sem vínculos, que tem apenas obrigações;
2- Direito ao uso do Hospital do Servidor publico do Estado de São Paulo;
3- Edital de concurso para professores de todas as áreas disciplinares;
4- Planos de incentivo ao professor ( direito a participar de bolsas de estudos).
5- Direito as faltas em mesma quantidade que um professor Estável;
Abaixo a todas as leis que descaracterizam um PROFESSOR como um profissional da EDUCAÇÃO.
ABAIXO A DIVISÃO EM CATEGORIAS