Abaixo-assinado A favor da realização do exame obrigatório do Conselho de Medicina
Para: Presidente da República Federativa do Brasil
Excelentíssima Presidenta da República Federativa do Brasil
Embora não existam dados estatísticos sobre o número aproximado de erros médicos cometidos anualmente no Brasil, sabe-se que essa problemática vem se agravando gradativamente.
Entre as principais causas dessa lamentável realidade inclui-se a inapropriada ou deficiente formação médico-universitária diante do péssimo sistema de ensino vigente em algumas instituições do país, bem como a acomodação do profissional que não procura especializar-se e atualizar-se em sua área profissional.
O Brasil, mesmo sendo o segundo país do mundo em número de cursos de medicina, ainda não dispõe de um efetivo controle quanto a qualificação dos médicos recém-formados e quanto a capacidade de seus cursos.
Apesar dos conselhos regionais estarem incumbidos de fazer esse tipo de análise, hoje, somente o Estado de São Paulo, através do Conselho Regional de Medicina (Cremesp), tomou a iniciativa de realizar um exame obrigatório, mas não têm, por lei, poder para impedir que um profissional exerça a sua profissão, mesmo que seja reprovado.
Diante do exposto, nós, os Abaixo-assinados, através desta, com intuito de elevar a qualificação de nossos médicos e, consequentemente, a melhoria do atendimento a nossa população, estamos pleiteando a V.Exa. quanto a criação de uma avaliação obrigatória, de âmbito nacional, como pré-requisito para o exercício efetivo da Medicina