Abaixo-assinado Manifesto de Timóteo
Para: Senhor Prefeito Municipal, Presidente da Câmara Municipal de Timóteo, Senhores Vereadores do Município de Timóteo, Sociedade Organizada de Timóteo, Comunidade de Timóteo e a todas pessoas interessadas no crescimento de Timóteo.
MANIFESTO AO POVO DE TIMÓTEO
O Abaixo-assinado MANIFESTO DE TIMÓTEO pedindo o Decreto de Utilidade e Interesse Público das áreas para a construção do SHOPPING, do PARQUE MUNICIPAL e a implementação do NOVO DISTRITO INDUSTRIAL, nasceu da preocupação urgente com a situação econômica da cidade e do interesse em apresentar saídas que nos garantam um futuro mais tranquilo.
"As palavras que nesta mensagem dirigimos aos Timótenses queremos que sejam tranquilas, sóbrias e claras. Nelas não se encontrará nada de extraordinário, nenhuma revelação. Dirigimo-nos, sobretudo, ao sereno e consciente povo de Timóteo e as nossas autoridades, à sua firmeza e equilíbrio, sem paixões e deixando íntegro o inalterável senso de análise e julgamento.
Este não é um documento politico; não visamos agitar nem pretendemos conduzir. Falamos à comunidade de Timóteo sem enxergar divisões ou parcialidades, grupos, correntes ou pessoas. Assim como não pretendemos conduzir, não temos o propósito de ensinar. Mas ensinar é uma coisa e recordar, retomar consciência de um patrimônio moral e espiritual, que seria perigoso considerar uma vez por todas como definitivamente adquirido, é outra muito diferente.
Num tom de conversação em família, família numerosa, porém unida e solidária, queremos recordar aos Timótenses que o patrimônio seja público ou privado não sobrevive ao desleixo. Os bens materiais arruínam-se e se perdem quando a atenção do dono não se detém sobre eles. As conquistas também se perdem quando as pessoas as negligenciam, por lhe parecer definitiva a sua posse.
Nos pertencemos à cultura Ocidental e dela não se poderá isolar nunca. Exatamente porque o nosso destino está ligado ao Ocidente, nós sofremos a alteração dos seus valores morais, econômicos, sociais e as crises provocadas pela Globalização. Por isso, as ideias que colocamos, passam a constituir o tema para revitalizar, expandir, criar riquezas e a tão almejada, desejada e necessária geração de empregos, modernizando a economia da cidade com reflexos regionais.
Só quem conhece a história da nossa gente, pode medir a extensão da violência feita por essa prolongada abstinência de investimentos na cidade.
Tal qual se vê, precisamos retomar o bom combate em prol dos princípios, das ideias e das aspirações, embora contidas ou contestadas. E ao fazê-lo queremos afirmar que não nos movemos contra pessoas. Apenas não foi esta vida a que sonhamos no passado e não é o que desejamos para o futuro.
A prosperidade nos negócios, o êxito nas atividades profissionais, a riqueza, o conforto, a tranquilidade fácil de todos os dias, mesmo que existissem, não esgotariam as nossos desejos, nem resumiriam a nossa visão do destino humano.
Para que não se ponha em dúvida a sinceridade dos sentimentos que nos animam, reconhecemos que o Brasil está em fase de progresso material e tem precisão de mobilizar muitas de suas riquezas, aproveitando de forma inteligente as realizações do passado e as oportunidades do presente.
Queremos alguma coisa além. Nossas aspirações fundam-se no estabelecimento de garantias, que se traduzam em efetiva segurança econômica e bem estar a longo prazo para todos. Queremos espaço realmente aberto para os jovens, oriundos de todas as classes sociais, a fim de que a cidade se enriqueça de pessoas experimentadas e eficientes. Eis por que, no momento em que, devemos juntos, sem medir sacrifícios, dar tudo pelo progresso econômico, comercial e cultural de Timóteo."
A nossa região conta hoje com apenas um grande empreendimento voltado para o comércio varejista que é o SHOPPING DO VALE que já esta visivelmente chegando ao seu limite de capacidade de funcionamento e sem espaço físico para sua expansão e com sérias dificuldades de estacionamento.
Temos o privilegio de ter aqui em Timóteo, a única área continua nobre do Vale do Aço, de fácil acesso para Ipatinga e Coronel Fabriciano (Menos de 10 minutos do Bairro Horto e do Centro de Coronel Fabriciano), com espaço suficiente para construção do maior e melhor Shopping Center do interior do estado, com área para estacionamento, grandes eventos, etc. Esta área esta localizada no Bairro Santa Terezinha com cerca de cem mil metros quadrados de área completamente plana, fica entre o Rio Piracicaba e o Anel Rodoviário, é de propriedade da Família Maia, para realizar este empreendimento é indispensável que o primeiro passo venha a ser dado pela Prefeitura Municipal de Timóteo, Decretando ser a área de Utilidade e Interesse Público tornando mais próximo da realidade um empreendimento que com certeza vai ser um marco na historia da nossa Cidade e do Vale do Aço.
Com a construção do Shopping, a implementação do Novo Distrito Industrial na área já comprada da Arcelor Mittal no ano passado pela Prefeitura Municipal de Timóteo (Entre o Bairro Alphaville e Macuco) a cidade terá a geração de mais de três mil empregos diretos. A única alternativa para o crescimento da arrecadação de impostos pelo município é o investimento na economia, criando atrativos para a iniciativa privada, não podemos mais ficar parados vendo a Cidade definhar por termos a nossa principal fonte recursos centralizada em apenas um segmento da economia.
Também não vamos perder de vista que não temos até hoje na nossa Cidade uma área reservada para criação de um parque para prática de esportes, eventos culturais, lazer, convenções, etc. Entre os Bairros Santa Maria, Olaria e Novo Horizonte existe uma grande área denominada Pomar Querubim (Doutor Alderico) com nascentes, muitas arvores frutíferas, vegetação bem preservada que alimenta a vários espécimes da fauna regional, que sendo adquirida pela Prefeitura, pode abrigar campos de futebol society, quadras para pratica de diversos esportes, academia ao ar livre, pistas de caminhada, anfiteatro, ginásio poliesportivo, centro de convenções, e ainda amplas áreas verdes com jardins e até lagos artificiais. Para tanto, o primeiro passo também tem que ser dado pela Prefeitura Municipal de Timóteo, Decretando Área de Utilidade e Interesse Público.
A demanda por construção de mais moradia em nosso Município pode ser atendida usando-se grandes áreas livres nos Bairros, Alegre, João XXIII, Macuco, Limoeiro Velho, etc. Estas áreas podem ser usadas para projetos habitacionais do Governo Federal, Estadual, Municipal ou ainda em parcerias Público-Privadas.
A iniciativa da Prefeitura e apoio da Câmara de Vereadores, com o objetivo de tornar Timóteo um grande e diversificado polo industrial e comercial, com certeza trará resultados expressivos em curto prazo.
Alertamos a nossa geração que temos o dever de zelar pelo futuro, não nos é dado o direito de deixar passar uma oportunidade de um verdadeiro e substancial crescimento, econômico, cultural e esportivo da Cidade.
Timóteo, 15 de Fevereiro de 2013.
|
Já Assinaram
151
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.
|