Abaixo-assinado NOTA DE REPÚDIO À DEMISSÃO SUMÁRIA DA PROFESSORA DRA. ISABEL MARIA SAMPAIO OLIVEIRA LIMA – UCSAL
Para: Magnífico Reitor da Universidade Católica do Salvador
NOTA DE REPÚDIO À DEMISSÃO SUMÁRIA DA PROFESSORA DRA. ISABEL MARIA SAMPAIO OLIVEIRA LIMA – UCSAL
“A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos.”
Barão de Montesquieu
Magnífico Reitor da Universidade Católica do Salvador,
Por meio do presente documento, respeitosamente, nós, membros da comunidade acadêmica do Estado da Bahia e egressos da UCSal, manifestamos a nossa indignação frente à sumária demissão da Prof. Dra. Isabel Maria Sampaio Oliveira Lima.
Sob o ponto de vista técnico, trata-se de uma pessoa competente e nitidamente preparada para o magistério. Suas contribuições, em conjunto com o grupo de pesquisa que coordena na Instituição, são notáveis no âmbito nacional. A Prof. Isabel contribuiu para a formação de profissionais mais humanos. Para além da técnica, é preciso ter a noção de respeito ao próximo: essa sim, é uma das características do verdadeiro mestre. Formar, ao invés de simplesmente informar.
Prof. Isabel Lima é Pós-Doutora pela Universidade de Nortre Dame, Doutora em Saúde Pública, Mestre em Medicina Comunitária, Especialista em Desenvolvimento Rural Integrado e em Saúde Pública, graduada em direito e também em enfermagem, tendo exercido atividades nas duas áreas. Optou pela docência à magistratura, em ato de amor ao que mais gosta de fazer na vida: lecionar. Ao todo, somente pela UCSal, foram 24 orientações de mestrado concluídas (e mais 4 em andamento), 2 teses de doutorado concluídas (e mais 6 em andamento), diversas produções acadêmicas através do grupo de pesquisa “Direitos Humanos, Direito à Saúde e Família), fora as inúmeras orientações de iniciação científica (mais de 30).
Sob o ponto de vista pessoal, a Prof. Isabel Lima é uma das pessoas mais dispostas a ajudar de toda a comunidade científica baiana. Uma pessoa muito querida por todos nós. Sem a contribuição da Prof. Isabel, muitos de nós, hoje mestres (ou mestrandos) e doutores (ou doutorandos) sequer teríamos ingressado na carreira acadêmica. Como é cediço por todos que a conhecem, a Prof. Isabel tem muito ainda a contribuir com a comunidade científica.
Assim, da mesma forma que sempre acreditamos na Universidade Católica enquanto centro de referência e formação profissional, sob uma perspectiva de Universidade cidadã, acreditamos que, em contrapartida, somos merecedores da atenção de V. Sa.
Ante o exposto, em nome de todos aqueles que subscrevem este documento - acadêmicos, alunos e ex-alunos, pesquisadores, membros de conselhos profissionais, professores - humildemente, requeremos, o agendamento de uma audiência na Universidade, com a presença de nosso Magnífico Reitor ou de outra pessoa o represente, para que possamos, de forma dialógica, juntos, construir uma solução para a presente questão.
Termos em que
P. deferimento,
Salvador,
05 de março de 2013.